São Gonçalo presta atendimento em reabilitação

Secretaria de Saúde oferece vários tipos de tratamento - Foto: Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pessoas com deficiências visual, auditiva, física ou intelectual têm atenção especial na Coordenadoria de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo. No setor, os gonçalenses que precisam de tratamentos de terapia ocupacional, psicologia, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, estimulação precoce, órteses de membros inferiores, próteses, cadeira de rodas, cadeira higiênica, muletas e cuidados de equipe multidisciplinar, entre outros, têm acesso ao primeiro atendimento em, no máximo, 30 dias. O atendimento para os deficientes auditivos é marcado em 15 dias. Para estes serviços, a Secretaria de Saúde tem unidades próprias e também convênios com várias instituições.

O paciente que necessita de qualquer modalidade de reabilitação é inserido no sistema da regulação após passar por consulta. “Logo, o primeiro passo é procurar qualquer unidade de saúde (PAMs, polos, postos de saúde, clínicas e hospitais) da cidade para marcar uma consulta com o especialista e ter o laudo de fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou médico com a deficiência e suas necessidades de reabilitação”, explicou Dr. Raphael Correia Caetano, Coordenador da Reabilitação Municipal.

Com o laudo em mãos, o paciente deve dar entrada nas unidades de saúde (PAMs, polos, postos de saúde, clínicas e hospitais) com os seguintes documentos: laudo médico, identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Assim, eles serão inseridos na regulação. Nos casos de prótese auditiva, deve-se anexar também a audiometria. Após a regulação, o paciente será encaminhado para uma das unidades de saúde que possa realizar o tratamento em unidades de São Gonçalo ou conveniadas de outras cidades.

Os pacientes que necessitarem de novas consultas, exames, medicamentos e de transporte para os tratamentos também são inseridos na regulação. “De modo geral, os atendimentos, depois que entram na central de regulação, para modalidade auditiva, têm o tempo de espera médio de 15 dias e, para as demais, média de 30 dias, já para ser realizado o primeiro atendimento na unidade para iniciar a reabilitação”, confirmou o Dr. Raphael Caetano.

A cozinheira Maria Sônia Mata Pacheco Loureiro, de 61 anos, é uma das atendidas na Clínica de Reabilitação de Nova Cidade, uma das unidades próprias de atendimento da Prefeitura, em duas modalidades: fisioterapia e psicologia. Na fisioterapia, ela faz tratamento pós-operatório de fratura de úmero (osso do braço) desde o início de julho. “Eu estou super satisfeita com o meu tratamento. Peguei as melhores profissionais em relação a tudo: tratamento, acolhimento e gentileza. Estou sendo muito bem atendida, o que está refletindo na recuperação”, disse Maria Sônia.

Através da regulação da reabilitação, os gonçalenses podem ter acesso, além de tratamentos, aos seguintes equipamentos: cadeira de rodas manual adulto e infantil, cadeira higiênica, cadeira adaptada, andador adulto e infantil, muleta, prótese para membros superiores e inferiores adulto e infantil, órtese, calçado sob medida, palmilha sob medida e aparelho auditivo. A Coordenação de Reabilitação fica no G2 do São Gonçalo Shopping (Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista).

Unidades e Modalidades de atendimento:

A cidade conta com unidades próprias de atendimento, como a Clínica de Reabilitação de Nova Cidade para fisioterapia e psicologia e o Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Neves, unidade que tem modalidade intelectual, visual e física.

Reabilitação Auditiva – Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional (Abrae) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) em Niterói.

Reabilitação Física – Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Pestalozzi Niterói, PAM Coelho, Clínica de Reabilitação de Nova Cidade, CER III Neves.

Reabilitação intelectual – Abrae, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Pestalozzi de Niterói, AFR, Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) e CER III Neves.

Reabilitação Visual – Afac e CER III Neves

Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) – AFR, Pestalozzi, Abrae e Afac