Escola de São Gonçalo promove evento de valorização cultural

I Mostra da Cultura Brasileira destaca as regiões do Brasil - Foto: Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com diversas manifestações artísticas das cinco regiões do Brasil, a Escola Municipal Albertina Campos, no Mutua, realizou, nesta sexta-feira (27), a I Mostra da Cultura Brasileira. A escola, que oferece os turnos da manhã e da tarde, da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental, celebrou a cultura do Norte, do Sul, do Sudeste, do Nordeste e do Centro-oeste, com danças, maquetes, objetos e comidas típicas de cada local, além de trabalhar a escrita e a ciência. O evento contou com a presença do secretário de Educação, Maurício Nascimento, e do secretário de Governo, Fabio Araujo.

Segundo a diretora Maria Cristina de Arsolino, o projeto anual é ter a criança como pesquisadora através da escrita, da leitura e da ciência. Neste mês, os focos foram o folclore e o Brasil, onde foram trabalhados os costumes, como a música e canais de televisão regionais. Também foram feitas roupas com materiais reaproveitáveis para as apresentações de dança.

“Esse projeto é de fácil assimilação, busca uma relação íntima com o que está sendo trabalhado e com a escola como um todo, faz com que a gente se movimente e faz com que a criança curta. No momento que nós estamos vivendo, tornar a escola agradável, dinâmica e produtiva é o que temos que fazer, temos que buscar caminhos. A escola tem um olhar pedagógico voltado para isso”, explica Maria Cristina de Arsolino.

Presente no evento, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, reforçou a importância de exaltar a cultura do país na escola.

“O objetivo desse projeto pedagógico é enriquecer os alunos com informações culturais. O nosso prefeito Capitão Nelson tem solicitado que sejam desenvolvidos projetos culturais, artísticos e esportivos em nossas escolas, buscando despertar o interesse dos nossos alunos e contribuir para o retorno à sala de aula”, comenta Maurício Nascimento.

O secretário de Governo, Fabio Araujo, também participou da mostra e reiterou que, mesmo em um momento conturbado como a pandemia, as escolas estão buscando formas diferentes de ensino.

“É muito legal ver que, mesmo com a dificuldade da pandemia, as escolas estão se reinventando e trazendo essa questão cultural a todas as turmas. Gostaria de parabenizar a direção da escola, que diante dessa dificuldade consegue trazer a comunidade, os alunos, a família para fazer esse trabalho expressando a cultura do Brasil e de suas regiões. Que a gente possa levar esse projeto para outras escolas. A gente avalia que é muito importante para o desenvolvimento dos alunos”, analisa Fabio Araujo.

Saúde nas escolas - Buscando prevenção de doenças e acompanhamento do desenvolvimento da criança, aconteceu, nesta sexta-feira (27), a ação “Saúde e Bem Estar na Educação Infantil”, na Escola Estadual Municipalizada Professora Maria da Glória Borges Leite, no Centro de São Gonçalo.

O projeto oferece consultas com uma pediatra para crianças entre 2 e 5 anos, para auxiliar os pais e responsáveis, tirando dúvidas e dando orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças e acidentes, entre outros fatores importantes para a educação e bem estar do aluno. A ação teve a presença do secretário de Educação, Maurício Nascimento, e do secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz.

“O planejamento desta ação é muito importante. Depois de confirmar a data da presença da equipe de Saúde, iniciamos a divulgação e autorização dos responsáveis que tiverem interesse de participar. Organizamos a agenda de atendimento, depois a preparação das salas de aula (para atendimento médico), a organização das consultas, o agendamento de exames e encaminhamentos necessários”, explica a diretora Ediléa Albuquerque.

O secretário de Educação ressaltou a importância das orientações para ajudar os pais e responsáveis a melhorarem a qualidade de vida da criança.

“Esse projeto tem como base levar saúde até a escola, de forma a atender nossos alunos, desde uma simples avaliação pediátrica até as orientações aos pais e também aos profissionais de Educação que atuam em nossas unidades”, conta Maurício Nascimento.