Batalha do Tanque volta para a Praça Ex-Combatentes

Roda cultural agora tem apoio da Prefeitura de São Gonçalo - Foto: Renan Otto/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

“Isso é roda cultural, Batalha do Tanque, o que vocês querem ver? Sangue!” Uma das principais e mais importantes manifestações culturais de São Gonçalo está de volta! A Batalha do Tanque retorna à Praça Ex-Combatentes, no bairro Patronato, na próxima quinta-feira (2), às 19h30. Pela primeira vez desde a sua criação, o duelo de MCs conta com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura.

"Estamos felizes e orgulhosos de poder apoiar um dos maiores duelos de MCs do Brasil. Vamos oferecer estrutura e segurança para que o evento seja sempre realizado à altura de sua importância. Precisamos fomentar a cultura na vida dos jovens da nossa cidade e estamos trabalhando para isso", afirmou o secretário Lucas Muniz.

Criada com a ideia de promover a cultura de rua para a população gonçalense, a Batalha do Tanque reúne jovens artistas em um duelo de MCs que, através de batalhas de freestyle (estilo livre), disputam com rimas improvisadas na hora.

“No ano de 2011, infelizmente não tinha um evento cultural regular em São Gonçalo, e muitos tinham que ir para o Rio de Janeiro para poder participar e conhecer o trabalho de outros artistas. Com isso, nosso mestre de cerimônia e fundador oficial, Luã Gordo, se reuniu com outros artistas da cena local para realizar o primeiro evento da Batalha do Tanque, que surgiu com a ideia de ser uma roda cultural. A intenção era conhecer os artistas gonçalenses e fomentar a cultura na cidade. Ao longo dos anos, ganhamos notoriedade e atingimos um número cada vez maior de pessoas”, disse Felipe Gaspary, organizador da Batalha do Tanque.

Durante a batalha, o MC deve juntar raciocínio rápido com conhecimentos gerais, através de rimas e flows diferentes. Ao passar dos anos, a Batalha do Tanque se tornou muito além de um local de duelos de rimas, passando a ser um importante centro de cultura a céu aberto.

“A Batalha do Tanque é o maior evento cultural de rua da história de São Gonçalo. Modificamos vidas, realizando eventos gratuitos para a população. Todos que são da cena do rap do município sentem orgulho da Batalha do Tanque. Recebemos pessoas de outras cidades no evento. Em 10 anos de história, a Batalha do Tanque nunca contou com apoio do poder público. Estamos iniciando um diálogo com a Secretaria de Turismo e Cultura e acredito que vamos conseguir realizar um belo trabalho em prol da população de São Gonçalo”, declarou Gaspary.

Além do fomento da cultura, a Batalha do Tanque é uma significativa fonte de geração de oportunidades para aqueles que participam efetivamente dos duelos, revelando muitos artistas que se tornam destaques nacionais na cena do rap, como Orochi, Pelé MilFlows e Xãma. A Batalha também se destaca na internet e, hoje, o canal no Youtube da Batalha do Tanque conta com mais de um milhão de inscritos.

Os artistas que passam pelo evento e ganham reconhecimento nacional se tornam inspiração para jovens MCs que estão se firmando na cena do rap. O MC Nego Drama, morador de Neves, conheceu a Batalha do Tanque através de Orochi, que o incentivou a participar dos duelos. “A Batalha do Tanque mudou a minha vida de diversas formas. Quando comecei a rimar tinha acabado de perder minha mãe para as drogas e a Batalha tirou pensamentos negativos e me fez ter um novo rumo”, afirmou Nego Drama.

O jovem Marcelo Dutra, o Samurai Mc, foi campeão estadual e vice-campeão, em 2016, da Batalha Nacional do Rap após vencer diversos duelos na Batalha do Tanque, levando o nome de São Gonçalo para outras esferas. “A Batalha do Tanque mudou minhas perspectivas sobre o futuro. Era um adolescente que não sabia o que fazer e com minhas participações nos duelos me fortaleci na cena do rap. Foi a Batalha que me fez ter uma carreira”, disse Samurai MC.

A Batalha do Tanque na Praça Ex-Combatentes seguirá todas as recomendações de medidas de prevenção, exigindo uso de máscaras e distribuição de álcool em gel.