SG: Espaço Rosa irá sediar a abertura do Outubro Rosa

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em comemoração ao mês do Outubro Rosa, dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, a Prefeitura de São Gonçalo vai promover a campanha #VádeRosa, com o objetivo de sensibilizar as mulheres para o cuidado com a saúde e a importância dos exames preventivos.
Unidade de referência em São Gonçalo, o Espaço Rosa, no Zé Garoto, será a sede da abertura das comemorações do município. Para os pacientes que precisam de atendimento, o local conta com equipe multidisciplinar composta por psicóloga, ginecologista, mastologista, nutricionista e assistente social, além de disponibilizar ultrassonografias, core biopsy, colonoscopia e transvaginal.

O Espaço Rosa, que passa por reestruturação para aumentar a realização de exames e o quadro médico, está sob a direção da assistente social Marcela Brasil, que já implantou o novo horário de funcionamento - das 7h às 19h, de segunda a sábado.

"O nosso principal objetivo é que todos os pacientes consigam ter atendimento. Temos uma fila muito grande no município de pessoas aguardando para fazer mamografia e o objetivo é zerar a fila dessas pessoas que estão aguardando. Nós ampliamos o horário de funcionamento para atender a maior demanda e aumentamos a oferta de exames de mamografia. O Espaço realizava 30 procedimentos por semana e, agora, aumentamos o número para 50", disse a diretora do Espaço Rosa, Marcela Brasil.

O Espaço também acolhe os homens que necessitam de atendimento para exames de próstata, câncer de mama, ultrassom de vias urinárias e abdômen total.

"É importante reforçarmos que os homens também podem ser atendidos na unidade e não ficarão desamparados", acrescentou Marcela Brasil.

O Espaço Rosa em São Gonçalo funciona na Rua Francisco Portela, 2744 - Zé Garoto. Para marcar exames e consultas é necessário realizar o agendamento pela central de regulação, que funciona na Secretaria de Saúde (São Gonçalo Shopping) e levar o pedido médico do SUS, xerox do RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações através do telefone: (21) 2605-6609.