Motorista tenta fugir de fiscalização e acaba detido em São Gonçalo

Secretaria de Transportes segue atuando no ordenamento do trânsito - Foto: Alexandre de Sa / Prefeitura de SG

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma ação de ordenamento do trânsito, no bairro Porto da Pedra, pela Secretaria Municipal de Transportes de São Gonçalo, terminou com ocorrência policial e detenção do motorista, por tentativa de fuga e agressão. A Prefeitura atua desde o início da atual gestão nas fiscalizações, para garantir mais conforto e segurança para a população, com ações periódicas por toda a cidade, e alerta para a importância da colaboração por parte dos motoristas, a fim de agilizar o trabalho e evitar transtornos.

Apesar dos esforços do Executivo, alguns motoristas insistem em não cooperar e desrespeitar as orientações. Na manhã desta quinta-feira (4), um homem de 32 anos ignorou a abordagem de agentes da Secretaria de Transportes e da Guarda Municipal, após dirigir na contramão, na Rua Abílio José de Mattos, no bairro do Porto da Pedra.

Na sequência, o homem, que estava na direção de um Fiat Mobi, colidiu com o carro da Secretaria de Transportes e fugiu do local. Um pouco mais à frente, no bairro de Santa Catarina, os agentes conseguiram alcançar o fugitivo, que agrediu fisicamente um dos servidores e, mais uma vez, tentou fugir.

Contudo, a segunda fuga foi frustrada, quando o condutor tentou acessar uma comunidade e acabou interceptado por uma viatura da RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidão). Após solicitação do secretário de Transportes, Fabio Lemos, a Secretaria de Ordem Pública também deslocou uma viatura da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) para dar apoio à ocorrência. O condutor foi preso em flagrante e a ocorrência foi registrada na 73ª DP (Neves).

Na distrital, os dois carros foram encaminhados para perícia e o agente do Transporte foi encaminhado para exame de corpo de delito. O infrator foi indiciado por dano qualificado, desacato e resistência, podendo pegar até quatro anos de prisão. Ele pagou fiança no valor de R$ 3 mil e responderá o processo em liberdade.

"Ao ser abordado, para segurança de todos, orientamos o motorista a reduzir a velocidade, abaixar os vidros e faróis e seguir as orientações e solicitações. Pedimos a colaboração de toda a população por um trânsito mais seguro para todos", disse o secretário de Transportes.

"Um dos grandes problemas que São Gonçalo tem é o desrespeito à autoridade, a população é muito acostumada com a desordem e isso é uma coisa que estamos trabalhando para mudar. Nesse quesito, a Guarda Municipal é muito importante por conta de ações como essas que vão criando uma cultura de ordenamento urbano", disse o delegado titular da 73ª DP, Leonardo Macharet.