Alexandre de Sá/Divulgação

São Gonçalo mantém ações de sanitização em toda a cidade

Por Redação

Combate ao coronavírus é prioridade da Prefeitura

Nas semanas que antecipam o Natal e o Ano Novo, a sanitização contra o coronavírus e a pulverização de inseticida para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya – vão acontecer de segunda-feira (20) a quinta-feira (23). Nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, as ações não irão acontecer.

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza as ações durante os dias úteis da semana nas ruas e órgãos públicos. Os bairros recebem a ação conforme os índices de contaminação apontados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Semsa.

O trabalho é realizado pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental com as motofogs, que dispensam o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina no ar para evitar a contaminação do coronavírus. As motos são monitoradas por GPS em tempo real pela Semsa. O serviço tem por objetivo romper a cápsula do coronavírus e eliminá-la do ambiente, evitando a proliferação e contaminação.

Nesta semana, a sanitização beneficiará Boa Vista, Laranjal, Rocha, Jardim Catarina, Mutondo, Porto da Pedra, Sacramento, Estrela do Norte, Alcântara, Jardim Alcântara, Paraíso, Santa Izabel, São Miguel, Raul Veiga, Vila Três, Mangueira, Parada 40, Almerinda, Zé Garoto, Centro, Zumbi, Pita e Fazenda dos Mineiros. Se chover, os bairros são recolocados na programação.

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental também realizam o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya através da pulverização de inseticida. No entanto, a população deve ficar atenta com a chegada das estações mais quentes do ano, que costumam ter dias quentes e chuvosos, formando ambientes perfeitos para criadouros do mosquito, que devem ser permanentemente eliminados.

Inseticida – A aplicação do produto será nos seguintes bairros nesta semana: Engenho Pequeno, Mutuaguaçu, Rocha e Estrela do Norte. Vale lembrar que os produtos utilizados são autorizados pelo Ministério da Saúde e são os mesmos utilizados em todas as cidades do Brasil.

 

 

Programação Sanitização:

Segunda-feira (20): Boa Vista, Laranjal, Rocha, Jardim Catarina e Mutondo

Terça-feira (21): Porto da Pedra, Sacramento, Estrela do Norte, Jardim Catarina, Alcântara e Jardim Alcântara

Quarta-feira (22): Paraíso, Santa Izabel, São Miguel, Jardim Catarina, Raul Veiga e Vila Três

Quinta-feira (23): Mangueira, Parada 40, Almerinda, Zé Garoto, Centro, Zumbi, Pita e Fazenda dos Mineiros

Sexta-feira (24): Não haverá

 

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (20): Engenho Pequeno

Terça-feira (21): Mutuaguaçu

Quarta-feira (22): Rocha

Quinta-feira (23): Estrela do Norte

Sexta-feira (24): Não haverá