São Gonçalo garante prioridade no atendimento a autistas

Centro de referência auxilia entrega de carteirinhas de identificação - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, recebeu, nesta quarta-feira (1), representantes do Espaço Azul para o cadastramento dos atendidos para a confecção da carteirinha simplificada. O Centro conta com 120 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a carteirinha é um documento que garante a prioridade dessas pessoas em órgãos públicos, principalmente na saúde, além de identificar e resguardar o autista, evitando constrangimentos.

A ação visa cadastrar todos os autistas matriculados no Centro de Referência, indo até eles para facilitar a locomoção dos responsáveis. A diretora da unidade, Evelin Bastos, vê a carteirinha como uma maneira de fortalecer os direitos dos autistas e criar mais inclusão na sociedade. Ela entende que nem todo autista demonstra fisicamente a sua condição e que, para que não ocorram enganos, é necessário ter essa identificação.

“Aqui nós temos autistas de vários graus, porém há alguns casos que são imperceptíveis. Então, a carteirinha é importante para isso, para que esta identificação ocorra de forma mais rápida e segura”, disse a diretora.

Elisa Oliveira é mãe do João Pedro, de 15 anos, e se preocupa com o bem-estar do filho na rua. Mesmo sendo diagnosticado com o grau leve do transtorno, ele precisa de prioridade em filas, hospitais e outros órgãos. Com a carteirinha, ela sente que seu filho está mais seguro e amparado.

“A gente vê tantas pessoas batendo nos autistas por não entenderem a condição, achando que eles estão fazendo alguma coisa por maldade. Como o autismo do meu filho é muito leve, ninguém percebe, então se eu entrar numa fila preferencial com ele, as pessoas não acreditam. Agora, com a carteirinha, isso vai mudar”, explicou Elisa.

O documento de identificação foi criado em virtude da Lei nº 1253/2021, a partir do projeto de Lei 078/2021, de autoria do vereador Nelsinho Ruas.