Escola de São Gonçalo adota projeto Banco de Palavras

Estímulo à leitura se expande e estimula também aulas de matemática - Foto: Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Escola Municipal Alberto Francisco Torres, no Colubandê, criou um jeito mais dinâmico de ensinar aos alunos do primeiro ano. Nesta sexta-feira (1), aconteceu a culminância do projeto Banco de Palavras, que trabalha o português e a matemática através de compras de brinquedos no ‘Mercadinho do Beto’. Esta foi uma forma que a escola encontrou de se reinventar e estimular o aprendizado de forma leve e lúdica.

O projeto Banco de Palavras, criado pelas professoras Carla Barcelos e Andreza Barros, traz, toda semana, palavras novas para as turmas e cada criança recebe um cartão de fidelidade do banco, o Leitura Card. A cada leitura concluída, os alunos ganham moedas no cartão que são acumuladas durante o semestre. Ao final, os alunos têm a oportunidade de trocar essas moedas no ‘Mercadinho do Beto’, fazendo compras de brinquedos.

“O projeto, que inicialmente era para incentivar a leitura nos alunos, hoje virou um projeto interdisciplinar, trabalhando também a soma, a subtração, o sistema monetário, entre outros conteúdos e habilidades que são desenvolvidos ao longo da atividade”, conta a professora Carla Barcelos.

Presente na culminância do projeto, a subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, destacou a criatividade e os detalhes da ação. Ela entende que, ideias como esta estimulam, não só o aprendizado das matérias, mas também a criatividade e a interação social.

“Eu amei cada detalhe deste projeto. O cartão, que vem personalizado com o nome de cada criança, a maneira como as professoras conduziram as compras, o interesse das crianças na operação matemática na hora do caixa. Tudo muito bem pensado pedagogicamente, além de ser uma atividade muito divertida”, afirmou a subsecretária.