Nova turma do Lidera Mulher tem recorde de participantes

Projeto capacita empreendedoras em São Gonçalo - Foto: Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma nova oportunidade para 80 mulheres gonçalenses que sonham em se tornar empreendedoras. Foi iniciada nesta quinta-feira (7) uma nova turma do Lidera Mulher, um projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Sebrae, cujo objetivo é ampliar, através de capacitação com duração de quatro meses, os conhecimentos referentes ao empreendedorismo feminino.

“É uma oportunidade única para essas mulheres, pois o mundo moderno requer pessoas empreendedoras. O Lidera Mulher contribui para a geração de renda e a autonomia financeira, além de todos os conhecimentos que essas mulheres vão adquirir ao longo da capacitação”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

O Projeto Lidera Mulher tem uma amplitude que vai além dos conhecimentos adquiridos nas aulas e que contribuem para a geração de renda. Nele é formado um coletivo de mulheres empreendedoras, fortalecendo a rede de apoio através da formação de vínculos que são trabalhados na co-gestão do espaço de exposição dos trabalhos e através dos debates propostos pelas rodas de conversa com temas relevantes à mulher.

“É maravilhoso poder dar oportunidade para essas mulheres adquirirem conhecimentos necessários para divulgar os seus produtos, alavancar as vendas, gerar mais renda para seu sustento e de sua família e formalizar o seu negócio. Muitas delas foram vítimas de violência e dar oportunidade para elas romperem esse vínculo através de geração renda é um dos nossos maiores objetivos”, destacou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Durante as aulas, que vão acontecer todas as quintas-feiras, no Espaço Mais Conhecimento, no 2º piso do Shopping Partage, serão abordados temas como formalização, administração e planejamento de negócios, técnicas de vendas e uso das mídias sociais.

“A essência do Sebrae é apoiar as microempresas e os empreendedores, e o trabalho que a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres desenvolve com essas mulheres é espetacular. É uma parceria de sucesso, pois o projeto fortalece as mulheres, uma vez que elas passam a ter a ideia que podem empreender e gerar renda, além de todo o aspecto de desenvolvimento econômico, visto a grandeza de São Gonçalo. E sabemos que, para um profissional crescer é preciso capacitação”, afirmou Juliana Marinonio, coordenadora do Sebrae Leste Fluminense.

Com a finalização do curso, as mulheres permanecem inseridas no projeto e poderão expor seus produtos no Espaço Lidera Mulher, do Shopping Partage e do Pátio Alcântara, dando, assim, visibilidade aos seus trabalhos.

“Nas duas edições passadas foram conferidos certificados para centenas de mulheres empreendedoras. Agora estamos abrindo uma turma com 80 mulheres, o que nos leva a crer que estamos no caminho certo, pois damos oportunidade de qualificação, formalização de negócio e incentivo na inserção ao mundo do trabalho. Nossa proposta será continuar nessa linha, capacitando e inserindo as mulheres nos espaços para que elas possam divulgar seus produtos. Todas as participantes têm saído da capacitação e conseguido muitos avanços”, declarou a subsecretária.