Saúde bate recorde de atendimentos nos PAMs de São Gonçalo

Unidades serão ampliadas e meta é expandir a oferta de especialidades - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Todos os três postos de atendimentos médicos (PAMs) de São Gonçalo aumentaram os seus atendimentos após o início da atual gestão. As melhorias também aconteceram nas ofertas dos serviços, nas estruturas físicas, na quantidade de especialidades oferecidas e na humanização. Os PAMs de Neves e Alcântara também vão ganhar novas instalações.
O PAM Alcântara sairá do antigo prédio na Rua Dr. Alfredo Backer e ficará na Policlínica do Alcântara, no bairro Vila Três, que tem previsão de inauguração no segundo semestre deste ano. O PAM de Neves também terá nova unidade ao lado do Centro Especializado em Reabilitação (CER III). O novo equipamento está em obras e com previsão de ser entregue no segundo semestre deste ano.

O aumento nos atendimentos de consultas e serviços do PAM Alcântara chegou a 138% comparando as médias mensais de atendimentos entre os anos de 2020 e 2021. Neste ano de 2022, os números continuam crescendo: em maio, foram 8.671 atendimentos e, em junho, 12.535.. A média mensal em 2020 era de 2.724 e, em 2021, 6.244. A unidade de saúde também incluiu as especialidades de proctologista, cirurgia geral e dobrou a quantidade de consultas dos ortopedistas neste ano. Com a mudança para o espaço no Vila Três, a tendência é aumentar ainda mais as especialidades oferecidas e quantidade dos atendimentos. Atualmente, a unidade oferece 21 especialidades.

Atualmente, o PAM Neves oferece 20 especialidades e o objetivo é dobrar a oferta dos serviços em quantidade e com novas especialidades com o novo equipamento. Em junho de 2021, o PAM Neves realizou mais atendimentos, consultas e exames do que todo o ano de 2020. Foram 29.992 consultas, incluindo da equipe de enfermagem; e 14.728 procedimentos, exames e vacinações realizadas. Este ano, nos primeiros seis meses, foram contabilizados 110.690 atendimentos, uma média de 18.448 por mês e duas novas especialidades são oferecidas: proctologista e reumatologista.

Referência para os moradores do Coelho e bairros vizinhos, o PAM Coelho teve em 2021 um avanço com a implantação de quatro novas especialidades médicas: alergista, reumatologista, endocrinologista e pediatra. Com atendimento humanizado, são oferecidas, ao todo, 19 especialidades na unidade, além da realização dos exames de rotina: sangue, urina, preventivo, eletrocardiograma e fezes; e vacinação – tanto do calendário de rotina quanto contra o coronavírus. Desde abril deste ano, mais duas especialidades passaram a atender na unidade: gastroenterologista e cirurgião de cabeça e pescoço. Até o próximo mês, mais duas especialidades farão atendimento: otorrinolaringologista e urologista. A média de atendimento mensal deste ano chega a 25 mil.

Regulação – As consultas dos especialistas são marcadas através da Central de Regulação da Semsa. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

Especialidades

PAM Alcântara

Angiologia, Serviço Social, Cardiologia, Cirurgia geral, Clínica geral, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hepatologia, Neurologia, Nutrição, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psicologia, Reumatologia, Urologia

PAM Neves

Fonoaudiologia, Endocrinologia, Neuropediatria, Neurologia, Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Geriatria, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Clínica médica, Ginecologia, Psicologia infantil e adulto, Urologia, Assistência Social, Proctologia, Reumatologia, Cirurgião vascular

PAM Coelho

Alergologia, Dermatologia, Cardiologia, Clínica médica, Cirurgia geral, Cirurgia de cabeça e pescoço, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Reumatologia, Assistência social, Neurologia, Neuropediatria