Julho Amarelo encerra com Dia de Luta contra as Hepatites Virais

Ação levou testes rápidos gratuitos para a população - Foto: Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Praça Dr Luiz Palmier, no Centro de São Gonçalo recebeu, na quinta-feira (28), as equipes do Programa de Ist/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. A ação faz parte do Julho Amarelo e levou para a população teste rápidos gratuitos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Os testes estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de São Gonçalo e podem ser realizados, das 8h às 16h. O resultado sai em 20 minutos.

A coordenadora do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais, Monique Gonzalez, disse que existe prevenção e é importante vacinar contra as hepatites.

“As hepatites A e B têm prevenção através da vacina. É muito importante vacinar quando criança contra o tipo A e, já na fase adulta, contra o tipo B, que é dividida em três doses. A hepatite C não tem vacina, mas pode exister tratamento e cura. O teste é só um furinho no dedo, não dói e o resultado sai na hora”, disse.

Monique também alerta para a forma de transmissão de algumas hepatites. E pede a conscientização, principalmente dos jovens. “O sexo desprotegido é a principal forma de transmissão das hepatites B e C. A relação sexual sem proteção aumentou demais entre os jovens. A prova disso é o aumento em 50% no número de pessoas com HIV entre 20 e 34 anos. Por isso, é muito importante o uso do preservativo e o não compartilhamento de objetos perfurocortantes”, disse Monique.

Após a confirmação da contaminação, os gonçalenses têm o tratamento com hepatologista garantido na cidade, assim como a medicação. O tratamento é realizado na Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, na Parada 40, e no Posto de Atendimento Médico (PAM) Alcântara. A medicação pode ser retirada na policlínica ou no Polo Sanitário Hélio Cruz, também em Alcântara. Somente os casos de cirrose são encaminhados para o Hospital Universitário Antônio Pedro.

Em São Gonçalo, foram confirmados, em 2021, 44 casos de hepatite B nos 22.015 testes realizados e outros 65 de hepatite C em 21.515 exames. Até abril deste ano, foram diagnosticados 27 casos de hepatite B em 16.509 testes e outros 48 casos do tipo C em 15.244 testes. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde.