São Gonçalo reforça atenção à saúde mental

Por Redação

Centros psicossociais oferecem assistência a usuários

Acompanhar a saúde mental e oferecer uma assistência capaz de estimular a autonomia, restabelecer os vínculos familiares e reinserir o usuário na sociedade. São com esses objetivos que os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) trabalham. São Gonçalo tem duas unidades – uma no Mutondo e outra no Centro, que têm cadastrados 2.515 usuários. No entanto, as portas estão sempre abertas para receber aqueles com sofrimento psíquico ou transtorno mental que precisam de ajuda.

Com equipe multiprofissional, que conta com psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, oficineiros, assistente social e educador físico, é traçado um projeto terapêutico para auxiliar no desenvolvimento do indivíduo. “Recebemos pessoas por encaminhamento de outra unidade de saúde ou por demanda espontânea. Realizamos uma avaliação com o usuário e os familiares e montamos o projeto terapêutico dependendo do desejo e da necessidade de cada um”, explicou a coordenadora técnica do Caps Mutondo, Andréia Mathias.

Com o projeto terapêutico definido, os usuários seguem para os atendimentos da equipe multiprofissional. Além do acompanhamento com o psiquiatra – que cuida de cada caso com a prescrição dos medicamentos e avaliação do quadro com o profissional técnico – a unidade oferece consultas com psicólogo e realiza as oficinas terapêuticas, que depende do perfil e do desejo de cada indivíduo, que pode participar de uma ou de todas oferecidas (pintura, desenho, artesanato, música, movimento corporal e atividades físicas fora do Caps, como o futebol de campo).

“Nós olhamos o usuário na sua integralidade. A equipe tem a função de levantar o contexto social, cultural e familiar para juntos promovermos o cuidado em saúde mental e suas múltiplas demandas. A gente conversa para saber o que cada um gosta de fazer. Dependendo do desejo de cada um, ele é indicado para a terapia/oficinas, que é um espaço de socialização com as outras pessoas. As oficinas podem ser individuais ou em grupo. Os grupos também são divididos por tipo de interesse e a idade de cada um. Tudo influencia e determina o que será trabalhado”, finalizou a coordenadora.

Serviço

Caps Paulo Marcos Costa

Rua Ladislau de Andrade, 44, Mutondo

Telefone: 3856-1390 e 3856-2472

 

Caps Francisco dos Santos Siqueira 24h

Rua General Antônio Rodrigues, 250, Centro

Telefone: 2607-5960

  • Tags: