São Gonçalo entrega mais uma unidade de saúde

Já são 34 USFs revitalizadas e climatizadas na cidade - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Unidade de Saúde da Família (USF) Gladys Rodrigues Ramos Freitas, em Santa Izabel, foi revitalizada, ampliada e entregue à população nesta sexta-feira (1º). Ela é a 34ª unidade da rede da Atenção Básica inaugurada pelo prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, que atende todas as exigências e adequações gerais e de acessibilidade exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde.

 “A gente vai avançando na cidade de São Gonçalo. Somos um governo de transformação, o trabalho não para e está em primeiro lugar. E essa transformação tem que ser acompanhada pelos funcionários. Nosso esforço está todo aqui e os funcionários têm obrigação de corresponder, atendendo e tratando bem a população”, disse Capitão Nelson, que homenageou uma médica funcionária há 15 anos no mesmo local.

 A USF Gladys Rodrigues Ramos Freitas tem seis consultórios, sendo um odontológico, dois ginecológicos e três tradicionais; salas de imunização, administração, curativo, espera, multiuso, inalação, observação, esterilização, descontaminação, classificação de risco, farmácia, recepção, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD) e tem capacidade para atender 4 mil pacientes.

 “É uma satisfação ver mais uma unidade de saúde com todas as instalações necessárias para a população, que precisa tanto desse serviço. A rede de atenção básica é muito importante. Muitas pessoas que não conseguem atendimento devido aqui seguem para a urgência e emergência, sobrecarregando as unidades. Agora, sabemos que muitos problemas poderão ser resolvidos aqui, bem pertinho das casas das pessoas, sem necessidade de ter que se deslocar para uma unidade maior. Esse é o objetivo do Plano Estratégico Novos Rumos”, confirmou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.

 O nome da unidade leva o nome da avó materna do deputado federal Altineu Cortes, que estava na inauguração ao lado de parte de sua família. “Minha avó foi uma pessoa sem palavras. Ela viveu a vida para atender as pessoas, para cuidar das pessoas. Era muito bondosa e vivia para ajudar os outros. Então, quero agradecer ao Capitão Nelson e ao vereador Magu (Magu dos Brinquedos) a justa homenagem de dar o nome desse posto a ela. Não por ser a minha avó, mas pelo que ela fez. Desejo que todos os funcionários sigam o exemplo dela”, falou o deputado.

 A subsecretária da Atenção Básica, Luciana Coelho, representou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha, na inauguração. “Como médica, é uma imensa honra entregar para a população uma unidade como essa. Mas o Dr. Gleison sempre fala que não adianta nada disso se cada pessoa que entrar pelo portão não se sentir acolhida, amparada. Então, a gente pede aos funcionários que recebam essas pessoas com carinho e humanização. Nossa população ficou muito tempo desassistida. E este é o momento de receber, acolher e cuidar de todos”, finalizou Luciana.

 A unidade será atendida por equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) composta por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até quatro agentes comunitários de saúde. Ela também terá dentistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio, administrativas e oferecerá exames laboratoriais de sangue, urina e fezes, além do E-mult (equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo (antigo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

 O posto é mais um local modernizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. Outras doze obras estão em andamento. Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria, a Gladys Ramos Freitas Considera tem ambientes humanizados e climatizados. Todos os postos estão sendo padronizados e recebem adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.

  

Postos revitalizados entregues:

1 - Santa Luzia

2 - Robert Koch, Patronato

3 - Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia

4 - José Avelino, Tribobó

5 - Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo

6 - Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra

7 - Badger da Silveira, Tribobó

8 - Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte

9 - José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba

10 - Aníbal Porto, Monjolos

11 - Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro

12 - Luiza de Marillac, Novo México

13 - Irmã Dulce, Trindade

14 - Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado

15 - Flávio Henrique de Brito, Jóquei

16 - Getúlio Vargas, Boa Vista

17 - Candoza

18 - Florença Helena Pereira, Largo da Ideia

19 - Anaia

20 - Victor Chimelly, Paiva

21 - Tancredo Neves, Luiz Caçador

22 - Neuza Goulart, em Palmeiras

23 - José Bruno Neto, Boa Vista

24 - Altair da Silva, Mutuá

25 - Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno

26 - Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina

27 - Adolfo Lutz, Amendoeira

28 - Armando Leão Ferreira, Morro do Castro

29 - Bento da Cruz, Porto Novo

30 - Louis Pasteur, Guaxindiba

31 - Agenor José da Silva, Jardim Catarina

32 - Doutel de Andrade, Maria Paula

33 - Marechal Cândido Rondon, Colubandê

34 - Gladys Rodrigues Ramos Freitas, Santa Izabel