A Unidade de Saúde da Família (USF) Gladys Rodrigues Ramos Freitas, em Santa Izabel, foi revitalizada, ampliada e entregue à população nesta sexta-feira (1º). Ela é a 34ª unidade da rede da Atenção Básica inaugurada pelo prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, que atende todas as exigências e adequações gerais e de acessibilidade exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde.
“A gente vai avançando na cidade de São Gonçalo. Somos um governo de transformação, o trabalho não para e está em primeiro lugar. E essa transformação tem que ser acompanhada pelos funcionários. Nosso esforço está todo aqui e os funcionários têm obrigação de corresponder, atendendo e tratando bem a população”, disse Capitão Nelson, que homenageou uma médica funcionária há 15 anos no mesmo local.
A USF Gladys Rodrigues Ramos Freitas tem seis consultórios, sendo um odontológico, dois ginecológicos e três tradicionais; salas de imunização, administração, curativo, espera, multiuso, inalação, observação, esterilização, descontaminação, classificação de risco, farmácia, recepção, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD) e tem capacidade para atender 4 mil pacientes.
“É uma satisfação ver mais uma unidade de saúde com todas as instalações necessárias para a população, que precisa tanto desse serviço. A rede de atenção básica é muito importante. Muitas pessoas que não conseguem atendimento devido aqui seguem para a urgência e emergência, sobrecarregando as unidades. Agora, sabemos que muitos problemas poderão ser resolvidos aqui, bem pertinho das casas das pessoas, sem necessidade de ter que se deslocar para uma unidade maior. Esse é o objetivo do Plano Estratégico Novos Rumos”, confirmou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
O nome da unidade leva o nome da avó materna do deputado federal Altineu Cortes, que estava na inauguração ao lado de parte de sua família. “Minha avó foi uma pessoa sem palavras. Ela viveu a vida para atender as pessoas, para cuidar das pessoas. Era muito bondosa e vivia para ajudar os outros. Então, quero agradecer ao Capitão Nelson e ao vereador Magu (Magu dos Brinquedos) a justa homenagem de dar o nome desse posto a ela. Não por ser a minha avó, mas pelo que ela fez. Desejo que todos os funcionários sigam o exemplo dela”, falou o deputado.
A subsecretária da Atenção Básica, Luciana Coelho, representou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha, na inauguração. “Como médica, é uma imensa honra entregar para a população uma unidade como essa. Mas o Dr. Gleison sempre fala que não adianta nada disso se cada pessoa que entrar pelo portão não se sentir acolhida, amparada. Então, a gente pede aos funcionários que recebam essas pessoas com carinho e humanização. Nossa população ficou muito tempo desassistida. E este é o momento de receber, acolher e cuidar de todos”, finalizou Luciana.
A unidade será atendida por equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) composta por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até quatro agentes comunitários de saúde. Ela também terá dentistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio, administrativas e oferecerá exames laboratoriais de sangue, urina e fezes, além do E-mult (equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo (antigo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
O posto é mais um local modernizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. Outras doze obras estão em andamento. Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria, a Gladys Ramos Freitas Considera tem ambientes humanizados e climatizados. Todos os postos estão sendo padronizados e recebem adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.
Postos revitalizados entregues:
1 - Santa Luzia
2 - Robert Koch, Patronato
3 - Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia
4 - José Avelino, Tribobó
5 - Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo
6 - Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra
7 - Badger da Silveira, Tribobó
8 - Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte
9 - José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba
10 - Aníbal Porto, Monjolos
11 - Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro
12 - Luiza de Marillac, Novo México
13 - Irmã Dulce, Trindade
14 - Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado
15 - Flávio Henrique de Brito, Jóquei
16 - Getúlio Vargas, Boa Vista
17 - Candoza
18 - Florença Helena Pereira, Largo da Ideia
19 - Anaia
20 - Victor Chimelly, Paiva
21 - Tancredo Neves, Luiz Caçador
22 - Neuza Goulart, em Palmeiras
23 - José Bruno Neto, Boa Vista
24 - Altair da Silva, Mutuá
25 - Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno
26 - Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina
27 - Adolfo Lutz, Amendoeira
28 - Armando Leão Ferreira, Morro do Castro
29 - Bento da Cruz, Porto Novo
30 - Louis Pasteur, Guaxindiba
31 - Agenor José da Silva, Jardim Catarina
32 - Doutel de Andrade, Maria Paula
33 - Marechal Cândido Rondon, Colubandê
34 - Gladys Rodrigues Ramos Freitas, Santa Izabel
São Gonçalo entrega mais uma unidade de saúde

Já são 34 USFs revitalizadas e climatizadas na cidade - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura