Meio Ambiente destaca esforços da ASAS em São Gonçalo

- Foto: Reprodução/SeCom

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) da Área de Proteção Ambiental Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, registrou a chegada de 94 animais silvestres no decorrer de janeiro deste ano, incluindo gambás, sabiás, gaviões, sanhaços, bacuraus, jacarés, corujas, macacos, tucanos, jabutis, cobras, socós-dorminhocos e cágados, entre outros.

Na última semana, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo apresentou o relatório detalhado das atividades realizadas pela ASAS durante o mês. A área de soltura, responsável por receber e reabilitar animais silvestres resgatados, tanto do próprio município quanto de áreas vizinhas, demonstrou um comprometimento notável com a conservação da fauna local.

Um destaque do relatório é o sucesso de 14 solturas realizadas durante o período, visando reintegrar os animais ao seu habitat natural e contribuir para a preservação das espécies e o equilíbrio dos ecossistemas.

Outro aspecto importante refere-se aos 24 animais encaminhados para unidades especializadas em tratamento, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), para garantir cuidados específicos e atender às necessidades individuais de cada animal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, o relatório evidencia o dedicado trabalho dos profissionais que atuam na área de soltura desde a inauguração. "A equipe especializada da ASAS e os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e do Grupamento de Proteção Ambiental (GPam) realizam um trabalho contínuo de preservação da vida selvagem, garantindo um futuro sustentável para a variedade de espécies locais", destaca o secretário.

No total, dos 94 animais recebidos, 56 permanecem internados na ASAS, 14 foram soltos e 24 foram encaminhados para unidades especializadas em tratamento. Além disso, sete animais internados já estavam na unidade antes de janeiro.

É importante ressaltar que a ASAS não recolhe animais domésticos vítimas de acidentes ou maus-tratos, mas sim animais silvestres, especialmente de espécies nativas da Mata Atlântica que necessitam de resgate.

Para resgate de animais silvestres pela ASAS, o contato pode ser feito pelo telefone (21) 2199-6336 ou diretamente no endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba). Em caso de urgência, o Comando de Polícia Ambiental pode ser contatado pelo telefone 0300 253 1177.