São Gonçalo promove inclusão com cursos profissionalizantes

Mais de 30 pessoas atendidas pelo CERPI receberam o certificado de conclusão do curso de corte e costura - Foto: Julio Diniz/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais de 30 pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa (CERPI) e pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), equipamentos da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, receberam o certificado de conclusão do curso de corte e costura, na manhã desta quarta-feira (27).

“O papel da Prefeitura é dar oportunidades para todos os gonçalenses. Tanto o CERPI quanto o Centro Pop desenvolvem serviços sérios e eficientes com seus assistidos e é muito gratificante ver alunos recebendo certificados e podendo pôr em prática todos os ensinamentos desenvolvidos durante o curso”, disse o vice-prefeito Sérgio Gevú, que participou da formatura ao lado do secretário de Assistência Social, Felippe Monteiro; do subsecretário de Proteção Social Especial, Jair Melo; da coordenadora do CERPI, Cinthia Weber; e da coordenadora do Centro Pop, Sabrina Rosa.

O projeto do curso foi iniciado com os usuários do Centro Pop, com o objetivo de realizar a reinserção da pessoa em situação de rua no mercado de trabalho. A ideia era possibilitar que os mesmo pudessem aprender uma nova profissão, conquistando assim uma renda fixa, vendendo as roupas e acessórios que eram produzidos durante a capacitação.

Com o sucesso da implementação do projeto, o curso passou a ser oferecido também no CERPI com os idosos da unidade. As aulas de corte e costura auxiliaram os idosos a desenvolverem concentração e coordenação motora, além de ser uma grande aliada para afastar sintomas de ansiedade.

“Todos os alunos foram muito dedicados durante o curso. Eles lidaram realmente como uma oportunidade de aprendizado e sempre se mostraram muito empolgados quando conseguiam produzir uma roupa. Lidamos como uma terapia ocupacional, e ao longo do curso, fui percebendo uma melhora na interação entre eles, além de muitos relatos de melhora no bem-estar”, disse a professora do curso, Sara Salina.

Um dos alunos mais felizes era Julio César Pedro da Silva, de 51 anos, que participou das aulas no Centro Pop. Julio chegou na unidade em situação de rua e em busca de auxílios assistenciais. Por anos, foi atendido pela equipe técnica do Centro Pop e quando as aulas de corte e costura foram iniciadas ele foi um dos primeiros a se inscrever. Hoje, além de uma nova profissão, Julio conseguiu sair das ruas e conquistar um lar.

“Posso afirmar que minha vida mudou desde que pisei no Centro Pop. Hoje tenho um lar e agora vou poder trabalhar com costura para conseguir meu dinheiro de forma justa, fruto do meu trabalho”, declarou Julio.

Durante a formatura, os próprios alunos organizaram e participaram de um desfile de moda, onde puderam mostrar para todos os participantes as roupas e acessórios que produziram durante o curso.

“Participo de todas as atividades que são realizadas no CERPI, porque me sinto feliz e acolhida. Por muitos anos vivi triste e encostada em casa. Quando comecei a participar das atividades passei a ter vontade de viver, falo isso para todo mundo. O curso de corte e costura foi só mais uma confirmação desse espaço na minha vida. Fiz amigos e vi que nunca é tarde para aprender”, contou Arlete Estrela, de 69 anos, atendida pelo CERPI, que desfilou com um vestido feito por ela mesma.

Após o desfile, todos os alunos receberam um certificado de conclusão de curso.

O Centro Pop fica localizado no Mutondo e oferece diariamente apoio psicológico com profissionais capacitados para atender os usuários, além de turmas de alfabetização com pedagogas e psicopedagogas e auxílio de assistentes sociais.

Já o CERPI é destinado para pessoas acima de 60 anos, com uma equipe formada por psicólogo, assistente social, pedagogos e educadores, e também oferece aula de alfabetização, além de rodas de conversa, passeios culturais e oficinas que estimulam a mente e o corpo. A unidade atende a mais de 600 pessoas por mês e fica no bairro Jardim Catarina.

As inscrições para a nova turma no CERPI já estão abertas e podem ser realizadas de terça a sexta, das 8h às 16h, na própria unidade, que fica na Av. Dr. Albino Imparato, 1.501, no Jardim Catarina. Já no Centro Pop a data para inscrições ainda serão definidas.