Programa Ilumina São Gonçalo chega ao bairro de Santa Luzia

Prefeitura de São Gonçalo realizou a troca de mais de 34 mil lâmpadas em todo o município - Foto: Renan Otto/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O programa Ilumina São Gonçalo, que realiza a troca das lâmpadas comuns dos postes por lâmpadas de LED, chegou, nesta quinta-feira (28), ao bairro de Santa Luzia. Ao todo, a Prefeitura de São Gonçalo realizou a troca de mais de 34 mil lâmpadas em todo o município através do programa.

O prefeito Capitão Nelson esteve na inauguração do programa no novo bairro. No local, ele garantiu que o Ilumina São Gonçalo chegará ainda em outros pontos do município. “Estamos dando início ao programa Ilumina São Gonçalo aqui em Santa Luzia. Esse programa melhora a vida de todos, pois as lâmpadas de LED são mais luminosas e eficientes. É São Gonçalo progredindo cada vez mais. Eu garanto que o programa vai alcançar todos os bairros do município”, disse.

O Ilumina São Gonçalo já foi implantado de forma completa em 33 bairros, sendo eles Barro Vermelho, Boa Vista, Boaçu, Brasilândia, Coelho, Covanca, Fazenda dos Mineiros, Galo Branco, Gradim, Itaoca, Itaúna, Jardim Califórnia, Jardim Catarina, Jóquei, Morro do Castro, Neves, Novo México, Paiva, Palmeira, Paraíso, Pita, Porto da Madama, Porto do Rosa, Porto Velho, Raul Veiga, Recanto das Acácias, Rosane, Salgueiro, Tribobó, Trindade, Vila Iara, Vila Lage, Zé Garoto.

O comerciante Francisco de Assis Costa, de 34 anos, trabalha em Santa Luzia há mais de 5 anos e ficou animado com as novas lâmpadas de LED. “Vai ficar mais claro nas ruas aqui do bairro e vai melhorar até a segurança do local. Eu digo isso com propriedade porque eu moro no Coelho e o Ilumina já chegou lá tem um tempo. A gente sempre comenta como nossas ruas estão mais bonitas e mais iluminadas por causa das lâmpadas de LED. É maravilhoso!”, contou.

Daniel Fernandes, de 65 anos, mora em Santa Luzia há 40 anos e acredita que a iluminação vai ajudar a todos os públicos. “Até as crianças vão poder brincar aqui na praça do bairro de forma mais segura com a nova iluminação. Que novidade ótima! Nunca tivemos isso aqui no bairro antes. Santa Luzia precisa disso mesmo”, afirmou ele, que também é comerciante.

O programa tem como objetivo realizar a troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED em mais de 66 mil pontos em São Gonçalo. Até o momento, mais de 50% dessa meta já foi atingida.

Além do bairro de Santa Luzia, o projeto está em andamento no Jardim Miriambi e Bandeirantes. Durante o trabalho por todo o município, estão sendo utilizados mais de 20 caminhões de iluminação pública. Antes, a cidade só contava com quatro caminhões à disposição para atuar nos reparos e trocas de lâmpadas. Além das rotas estabelecidas pelo programa Ilumina São Gonçalo, seis veículos são destinados ao atendimento das solicitações de manutenção dos postes que chegam via aplicativo Colab.