Unidade de saúde do Rio do Ouro passa por obra de revitalização

Unidade será toda reformada para atender às normas de acessibilidade e de instalação da Anvisa - Foto: Fabio Guimarães/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Polo Sanitário Augusto Sena, em Rio do Ouro, recebe obras de revitalização. A unidade será toda reformada para atender às normas de acessibilidade e de instalação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para melhor atender os pacientes. As mudanças começaram pelo segundo andar do prédio e a unidade está funcionando normalmente com todos os atendimentos e serviços.

“O objetivo é que o polo fique no padrão das demais unidades de saúde que estão sendo revitalizadas. Começamos pela área administrativa do segundo andar, que terá o refeitório dos funcionários ampliado e adequações de novos ambientes e cômodos. Depois, vamos descer para o espaço dos atendimentos. A obra será realizada aos poucos para que a unidade não deixe de atender em nenhum setor”, disse o diretor administrativo do polo, Rodrigo Rego.

Anteriormente, o polo sanitário já tinha recebido ajustes na estrutura física. Ela foi toda pintada, o telhado foi revitalizado e a rede elétrica revisada e trocada para receber a climatização em todos os ambientes.

No ano passado, o polo sanitário realizou mais de 70 mil atendimentos, uma média de 5,8 mil por mês. Apesar de ser uma unidade da Atenção Básica, ela oferece 19 especialidades médicas e mais de 21 serviços. As mais novas implantações são a especialidade de otorrinolaringologista e do exame eletrocardiograma, que é liberado com laudo.

A unidade atende de segunda a sexta, das 8h às 17h. “As unidades de saúde estão em constante crescimento. Além de aumentarmos a quantidade de especialistas e serviços, os profissionais passaram a realizar mais consultas. Agora, vamos revitalizar toda a unidade para que ela consiga atender dentro do padrão que o prefeito Capitão Nelson exige: com acessibilidade e humanização”, contou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

O prédio vai seguir todas as normas e protocolos de instalação e acessibilidade do Ministério da Saúde e da Anvisa. A unidade terá ambientes humanizados, climatizados e com acessibilidade: banheiros adaptados com campainhas de alerta, rampas, piso tátil e barras.