Escola rural de São Gonçalo prioriza conscientização ambiental

Consciência ambiental é parte fundamental de todos os projetos realizados na Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba - Foto: Renan Otto/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pé descalço, brincadeiras indígenas, mesa farta de frutas, legumes e verduras e conteúdo pedagógico em sala de aula que se conecta com a natureza ao redor. Esta é a realidade da Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba, em Santa Izabel, a escola rural da cidade.

Aproveitando as especificidades do local, a unidade trabalha com projetos pedagógicos e de alimentação escolar que exaltam a preservação do meio ambiente e o orgulho de pertencer à comunidade.

A consciência ambiental é parte fundamental de todos os projetos realizados na unidade. No dia a dia, brincadeiras como pega bambu, pula feijão, rabo de galo e pula cipó utilizam todo o material disponível no entorno da escola. Na hora do almoço, a salada é servida no estilo self-service.

Em 2021, a escola recebeu o prêmio Paulo Freire, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), pela iniciativa de preservação do neio ambiente.

“Tudo é pensado porque nós somos escola rural, então, a gente tenta aproveitar o máximo possível de tudo que tem aqui na escola, aproveitando o que a natureza oferece. Temos um planejamento com professores, que pensam pedagogicamente para essas questões culturais e a gente aproveita tudo”, disse a diretora, Adriana Pereira.