São Gonçalo conscientiza rodoviários em ação do Maio Amarelo

Maio Amarelo busca conscientizar a população e debater temas que ajudem na redução de acidentes de trânsito - Foto: Fabio Guimarães/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo segue realizando ações do movimento Maio Amarelo. Nesta terça-feira, os funcionário da viação Rio Ita, em Itaúna, receberam mais uma edição do Projeto Saúde e Educação/Prevenção de Acidentes.

O Maio Amarelo busca conscientizar a população e debater temas que ajudem na redução de acidentes de trânsito, com a população adotando um comportamento mais seguro enquanto dirige. A campanha nacional do Maio Amarelo deste ano é ‘Paz no Trânsito Começa Por Você’.

No evento, que começou no início da manhã e se estendeu até às 16h, o Departamento de Educação para o Trânsito debateu temas como a Lei Seca e utilizou um simulador de embriaguez para conscientizar as pessoas sobre a combinação desastrosa entre bebida e a direção de veículos.

Além disso, profissionais de saúde também atuaram na ação e realizaram exames de AIDS, hepatite e sífilis, aferição de pressão, vacinação contra a gripe, além de debates sobre a saúde do homem, da mulher (com profissionais do Espaço Rosa) e dos idosos, promovendo o autocuidado.

O Sest Senat também estava no local divulgando cursos gratuitos para a empresa, como motoristas de ônibus, condutor de emergência, de produtos perigosos e escolar, e serviços, como odontologia e fisioterapia.

O secretário de Transportes, Fábio Lemos, falou sobre o projeto. “Ações do tipo promovem a conscientização, o respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas, atitudes que são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes”, destacou.

Neide Quintanilha, de 38 anos, que trabalha na empresa, afirmou que sempre participa do projeto e acredita que cuidar da saúde nunca é demais.

“Eu trabalho aqui há 13 anos e participo da ação, todos os anos. A gente trabalha e cuida da família, por isso, com a rotina, às vezes fica difícil de se cuidar, de ir ao médico, e aqui conseguimos resolver isso, recebemos vacina, por exemplo, e orientações sobre a nossa saúde, para o nosso autocuidado. Eu acho muito importante e sempre fico ansiosa para essas ações”, disse ela que tomou vacina de gripe e realizou testes rápidos nesta terça-feira (14).

O eletricista Alessandro da Silva Firmino, de 41 anos, trabalha na empresa há 17 anos. Ele também aprovou a ação. “É muito legal! Me diverti muito com o simulador de embriaguez, é interessante. A informação é algo sempre muito legal. Hoje, eu verifiquei minha pressão e fiz exames dos testes rápidos”, afirmou.

Ainda neste mês, mais três ações sobre o Maio Amarelo irão ocorrer no município: uma palestra sobre a importância do cuidado na próxima quarta-feira (15) na UMEI George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, uma outra edição do Projeto Saúde e Educação/ Prevenção de Acidentes na garagem da Viação Fagundes na próxima quinta-feira (16), e uma campanha educativa em conjunto com a Arteris Fluminense no dia 21 de maio.