CREAS nas Escolas orienta alunos da rede municipal de São Gonçalo

Equipe da Assistência Social, formada por pedagogos e assistentes sociais, conversa com os alunos de forma lúdica e divertida sobre a garantia de direitos dessas crianças - Foto: Fabio Guimarães/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Alunos do 7º ano da Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, no bairro Mutuaguaçu, receberam o “Creas nas Escolas”, na tarde desta terça-feira (14). O projeto, desenvolvido pela Subsecretaria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, aborda, através de uma ação educativa, temas como cidadania e desenvolvimento do indivíduo, além de disseminar os serviços oferecidos nas unidades dos Creas.

Durante a realização do projeto, uma equipe da Assistência Social, formada por pedagogos e assistentes sociais, conversa com os alunos de forma lúdica e divertida sobre a garantia de direitos dessas crianças. Nesta tarde, o conceito de empatia, tanto no âmbito escolar quanto familiar, foi discutido entre os alunos participantes através de trocas de experiências e dinâmicas.

“Com o ‘Creas nas Escolas’ realizamos um trabalho de conscientização com os alunos e também fazemos com que eles se vejam como cidadãos. Além disso, buscamos aproximar os alunos dos serviços oferecidos pela Assistência Social, porque muitos não sabem dos seus direitos”, disse a subsecretária Michele Pinheiro.

A orientadora educacional da escola, Elaine de Oliveira, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional e de cidadania dos alunos, especialmente para aqueles que vivem em vulnerabilidade social.

“É muito importante que os alunos recebam ações externas pois eles se mostram sempre muito interessados em aprender sobre determinados temas da sociedade, especialmente quando o conteúdo é lúdico, como é realizado no ‘Creas nas Escolas’. Acredito também na importância dessa união do poder público, nesse caso entre a Assistência Social e a Educação, pois notamos ser benéfico tanto para o aluno quanto para seus familiares”, afirmou a orientadora educacional.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um equipamento que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, seja violência física, psicológica, entre outras.