Júlio Diniz/Divulgação

Pronto Socorro de São Gonçalo amplia obras de revitalização

Por Redação

Unidade no Zé Garoto tem atendimento médio de mil pessoas por dia

Com atendimento médio de mil pessoas por dia, o Pronto Socorro Central (PSC) Dr. Armando Gomes de Sá Couto, no Zé Garoto, teve o primeiro andar todo revitalizado. Agora, as obras chegaram ao segundo andar e aos três centros cirúrgicos. Até o elevador da unidade foi trocado. O PSC funciona 24h, todos os dias da semana, com atendimentos de clínica geral, ortopedia, odontologia e cirurgia geral.

Os corredores do primeiro andar receberam nova iluminação de led e pintura, ficando mais claros. Novos consultórios foram construídos. Quatro são clínicos e dois ortopédicos – que têm sala de espera exclusiva. Dois consultórios que atendem a cirurgia geral também foram revitalizados. Ainda há um odontológico, sala de sutura e sala de pequenos procedimentos cirúrgicos e curativos. A sala de coleta de sangue também foi reformada.

A pensionista Maria Edite da Silva, de 91 anos, fraturou o braço direito e estava na unidade para recolocar o gesso. Acompanhada de sua filha, a aposentada Rosemere da Silva, 64, a idosa já tinha passado pelo ortopedista. Na sala da imobilização, a filha elogiou o atendimento e o novo ambiente.

“Ela caiu em casa há 40 dias e quebrou o braço. Hoje, ela veio para a revisão. O atendimento foi rápido e é bom. Essa sala de colocar gesso é nova. Quando viemos da primeira vez, ainda era a antiga. Essa sala é mais ampla e está bem melhor”, elogiou.

Toda a área de espera e recepções internas também foram remodeladas. As melhorias ainda estão em andamento, sendo feitas por partes sem que o atendimento seja interrompido. No segundo andar, o posto de enfermagem já recebeu as benfeitorias, assim como o refeitório dos funcionários, mas todo o espaço será modernizado com pintura, piso e climatização.

As adaptações e adequações gerais e de acessibilidade seguem as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. “A próxima etapa é iniciar as obras dos centros cirúrgicos. O primeiro começa neste mês. Eles serão feitos um de cada vez e durante a noite para não atrapalhar os atendimentos. Vamos reestruturar todo o espaço para melhor atender a população e dar ambiente mais adequado aos profissionais de saúde”, explicou a subsecretária de Urgência e Emergência, Dra. Bianca Serour.

No início do governo do Capitão Nelson, o PSC já tinha passado por reformas na recepção principal de entrada dos pacientes e na fachada. “A nossa missão, enquanto as obras do novo hospital de urgência e emergência não começam, é melhorar o PSC para dar um atendimento mais digno aos pacientes e melhores condições de trabalho para os servidores”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

  • Tags: