Por Denise Emanuele Paz Carvalho
Com a marca de mais de 1,5 milhão de consultas, exames e procedimentos realizados, o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três, completa dois anos de inauguração nesta terça-feira (17). Para a população de São Gonçalo, a unidade representa mais do que números. É a conquista de ter dentro da cidade um centro de imagens de última geração em um espaço que gastou milhares de recursos públicos e foi abandonado por gestões anteriores.
“São dois anos de significativa mudança na vida do gonçalense, que deixou de ir para outras cidades para realizar exames que não eram oferecidos aqui. Outro ganho indiscutível é o tempo de espera e a qualidade dos exames e atendimentos. A unidade de saúde se assemelha a uma clínica particular. Mas eu não faço nada sozinho. Manter tudo isso é possível com ajuda e parceria com o Governo do Estado e verbas que chegam de emendas parlamentares, como o deputado federal Altineu Cortes, nosso parceiro de primeira hora”, explicou o prefeito Capitão Nelson.
De junho de 2023 até o fim de maio deste ano, foram disponibilizados 943.529 exames, 385.855 consultas de especialistas e 176.584 serviços odontológicos, de enfermagem, de fisioterapia e de serviço social. “Passamos de 1,5 milhão de serviços ofertados. O agradecimento é constante para todos que fazem parte dessa história, desde quem participou do projeto até os funcionários que trabalham com afinco para que tudo dê certo. O prefeito Capitão Nelson está deixando um legado de transformação importantíssimo para essa cidade”, opinou o secretário de Saúde, Gabriel Mello.
No Ciesg, os gonçalenses têm à disposição densitometria, ecodoppler, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, holter, mapa, mamografia, raio-x, ressonância magnética, teste ergométrico, tomografia, ultrassonografia, cintilografia e exames laboratoriais de sangue e urina. E tem o suporte dos profissionais de serviço social e enfermagem, além de serviços de fisioterapia.