BCG tem maior cobertura vacinal em São Gonçalo este ano

- Foto: Reprodução

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) tem a maior cobertura vacinal neste ano em São Gonçalo, alcançando 93,17% dos bebês até o dia 1º de abril deste ano. Os dados são do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (Demas) do Ministério da Saúde. A ampliação da cobertura, que havia caído nos últimos anos, se deve às constantes campanhas de conscientização realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo.

Considerada uma das vacinas mais importantes para o recém-nascido, a BCG protege contra os casos mais graves da tuberculose e tem um dia no ano para chamar de seu: 1º de julho. A data foi implantada para lembrar a sua importância e estimular a vacinação, que tem dose única e deve ser aplicada nos primeiros dias de vida ou até os 4 anos. Atualmente, a vacina está disponível em sete unidades de saúde de São Gonçalo.
“Sempre reforçamos a importância da imunização. E com a BCG não poderia ser diferente. Ela garante proteção contra formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea). Além disso, a vacinação ajuda a controlar a transmissão da doença na comunidade, protegendo não só quem recebe a vacina, mas também aqueles ao seu redor. Promovemos constantes ações de conscientização de saúde para ter uma sociedade mais saudável e segura”, disse a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane.
Por ser uma doença infectocontagiosa, a tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa de forma direta pelo ar, por meio da tosse, espirro ou fala e materiais contaminados. Pessoas assintomáticas também podem transmitir a doença. A tuberculose é uma doença grave que afeta pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O principal sintoma é a tosse, acompanhada de expectoração com sangue, falta de ar e febre.
Cicatriz – Característica da vacina é a marca que ela deixa no braço direito do bebê, local onde ela é aplicada. Não se deve colocar nenhum produto, medicamento ou curativo sobre a cicatriz, que nada mais é que a reação do corpo à vacina. É aconselhável apenas a higienização com água e sabão durante o banho e evitar atritos no local. A cicatriz começa a aparecer, normalmente, duas semanas após a aplicação do imunizante e é a prova que a BCG está fazendo o efeito esperado.