Reprodução

São Gonçalo faz ações de conscientização sobre hepatites virais

Por Denise Emanuele Paz Carvalho

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, através do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais, vai realizar ações de conscientização neste mês de julho sobre as hepatites virais. Conhecido na área da saúde como Julho Amarelo, o mês também tem o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais lembrado no dia 28. As unidades de saúde vão intensificar as orientações sobre as doenças aos usuários nas salas de espera e incentivar a testagem durante todo o mês.

Fora das unidades de saúde, as ações estão previstas para acontecerem no Pátio Alcântara no dia 28 de julho; para os profissionais da limpeza urbana durante o horário de trabalho em dias alternados e para os moradores em situação de rua, através do Consultório na Rua (Cnar), também em dias alternados.
Nas ações, os gonçalenses poderão realizar os testes rápidos para averiguar se têm sífilis, HIV, hepatite B e C; obter informações sobre os programas municipais de saúde; sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), principalmente as hepatites virais e seus meios de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, além da distribuição de insumos de prevenção – preservativos e gel lubrificante.
A principal fonte de contaminação das hepatites virais b e c é através do sexo desprotegido e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Por isso, medidas simples como o uso de preservativos, materiais descartáveis e esterilizados são recomendáveis, assim como o não compartilhamento de agulhas e seringas.

  • Tags: