Integridade em Niterói

Niterói tem a melhor gestão fiscal do estado segundo a Firjan e conquistou excelentes posições em rankings independentes de transparência, tais como o MPF e CGU, além de uma série de outros reconhecimentos - Foto: Divulgação

Colunas & Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói tem a melhor gestão fiscal do estado segundo a Firjan e conquistou excelentes posições em rankings independentes de transparência, tais como o MPF e CGU, além de uma série de outros reconhecimentos. Qual é a explicação para esse sucesso na gestão? Na minha avaliação, o sucesso deve-se a uma atuação íntegra, que está relacionada a ética, ao comprometimento e zelo com os recursos públicos e com a busca por resultados sustentáveis no longo prazo.

Neste sentido, a criação da Controladoria Geral do Município de Niterói, em 2017, muito contribuiu para êxitos administrativos da cidade, com a agregação de inúmeros valores à gestão. Nossa atuação é pautada em 4 principais macrofunções que dizem respeito às atividades de controle interno; de auditoria; de escuta do cidadão e incremento à transparência e de correição.

Através das atividades de controle interno, agregamos valores à gestão pública, pois atuamos de forma planejada e tempestiva, nos antecipando aos fatos. Nosso maior objetivo é que nossas recomendações em auditorias, por exemplo, possam ser incorporadas ao produto final. Além disso, previamente à realização de licitações e contratações identificamos os principais riscos que possam ser prejudiciais ao alcance de certos objetivos. Identificando riscos, também, atuamos para que o município tenha contas regulares e aprovadas junto ao TCE-RJ.

Atualmente estamos focados no planejamento de planos de integridade a serem elaborados e implementados em toda a prefeitura. Trata-se de um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de prevenção, detecção e correção de práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e desvios éticos e de conduta, ou seja, é um conjunto organizado de medidas e boas práticas que será implementado em cada um dos órgãos e entidades do município.

Dessa maneira, sintetizam uma série de ações que expressam o comprometimento de Niterói com o combate à corrupção em todas as formas e contextos, bem como com a integridade, a transparência pública e o controle social. Nosso maior objetivo é a promoção da cultura da integridade no município.


*Cristiane Mara Rodrigues Marcelino é Controladora Geral do Município de Niterói-RJ