EDUCAÇÃO E LUSOFONIA

Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, terra de samba, encanto, música e alegria; eternizada nas vozes e instrumentos de inúmeros poetas, cantores, escritores, dramaturgos… cidade tão bela e diversa, que cabem nela municípios e comunidades que, por si só, apresentam encanto inigualável.

Por vários anos, foi a Capital administrativa e política do Brasil, deixando de o ser em meados do século passado; mas é sem dúvida, a capital cultural e artística, berço natural ou adotivo de uma grande diversidade de artistas, desde escritores, compositores, músicos, artistas plásticos, sambistas e maestros. Saudada pela voz inconfundível de Gilberto Gil com "Aquele abraço", acarinhada por Tom Jobim, Adriana Calcanhoto, Martinho da Vila e muitos outros, desde o século XVI até ao presente.

À entrada, na Baía de Guanabara, o Pão d' Açúcar oferece vistas deslumbrantes sobre toda a baía e a cidade do Rio de Janeiro, nos seus aspectos turísticos relevantes: Corcovado, Copacabana e Botafogo e é o destino final do famoso Bondinho - o terceiro teleférico do mundo, construído em 1912 e responsável pelo transporte de milhões de pessoas: entre turistas nacionais e internacionais, líderes políticos, personalidades culturais e desportivas.

Foi nesse mesmo penhasco, hoje considerado monumento natural, que fora fundada a Cidade do Rio de Janeiro, em 1565. E, desde então, a Cidade Maravilhosa, "cheia de encantos mil" e "coração do meu Brasil" vem crescendo e progredindo, em meio a várias vicissitudes, mas de olhos postos no futuro, sob a proteção do gigante de pedra.