EDUCAÇÃO E LUSOFONIA

Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para quem nasceu nas gerações anteriores, o conceito de museu é especialmente definido como um espaço de arte e cultura, onde se encontram pinturas, esculturas ou fotografias, expostas num pedestal ou devidamente enquadradas. As peças, extremamente valiosas e raras, só são acessíveis através dessas instituições.

Mas a imagem do museu sombrio, de sobriedade distante, fria e impessoal não poderia ser mais distante da do Museu da Língua Portuguesa, um espaço que cultua o património histórico e imaterial deste idioma tão querido. Fundado no ano de 2006, na Cidade de São Paulo, a urbe com o maior número de falantes lusófonos, o Museu renasce das cinzas em Agosto de 2021, para gáudio de todos.

O Museu da Língua Portuguesa promove uma viagem pela história, pela diversidade e riqueza do idioma, através de conteúdos audiovisuais, imersão e interatividade; e proporcionara experiências simultaneamente lúdicas e educativas a quase 4 milhões de pessoas, nos seus primeiros 10 anos de funcionamento, antes de ser consumido pelas chamas, em dezembro de 2015.

Exposições temporárias e permanentes, homenagens a escritores , poetas e músicos, cursos, palestras utilizados para apresentar e demonstrar o dinamismo da língua portuguesa, tão presente nos escritos literários quanto no dia-a-dia das pessoas mais comuns. Apresentar as variantes existentes por todos os continentes, as suas raízes comuns e as transmutações
regionais.

Para este amante da Língua Portuguesa, quem ficou deveras surpreendido e extasiado, depois de uma primeira visita, está agendada uma nova visita, a esse espaço restaurado e renascido das cinzas.