O sucesso financeiro começa na mente

Dalton Ferreira - Foto: Divulgação

Artigos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dalton Ferreira*

Já aconteceu com você, em algum momento da sua vida, a dar tudo de si e não conseguir os resultados financeiros desejados? A trabalhar muito e no final do mês não ter nada na carteira? As contas se acumularem e para cada notícia boa aparecem três ruins?Imprevistos aparecem do nada e no pior momento?Isso é mais normal do que você imagina e começa tudo na sua mente.

Por mais que você se esforce, caso não tenha a mentalidade financeira de prosperidade, irá gastar muita energia e terá pouco resultado. Mas, afinal o que é mentalidade financeira? São nossos pensamentos, ideias e crenças em relação a dinheiro. São as histórias que contamos para nós quanto o assunto é dinheiro. É aquilo que acreditamos sobre nossas possibilidades, capacidades e merecimento. Pare agora e reflita, quais são seus pensamentos em relação a dinheiro? Que não há para todos? Que o dinheiro é sujo? Que seu valor enquanto pessoa é medido pelo quanto há na sua conta corrente?

Esses tipos de pensamentos trazem escassez as nossas vidas. Nossos pensamentos geram sentimentos e emoções, que geram comportamentos, que irão gerar nossos resultados. Só que antes de nossos pensamentos, há nossa programação. Aquelas experiências que tivemos na infância, que foram repetidas diversas vezes ou que nos causaram fortes emoções geraram significados,na maior parte das vezes inconscientes. Por exemplo, se você via seus pais falarem que quem tinha dinheiro era porque deveria ter roubado de alguém, que era melhor ser pobre e limpo do que rico e sujo, ou os via discutindo por causa de dinheiro.Passou para você a programação de que dinheiro é uma energia ruim. Dessa forma, você hoje não se dá a permissão de ter dinheiro. De maneira inconsciente. Quando você consegue uma promoção ou um dinheiro extra, em seguida você irá atrair algum evento para se desfazer dessa quantia ou até gastar mais.

Se você ouvia dos seus pais, ou alguém influente, que tivesse autoridade sobre você, de que era para guardar dinheiro para os tempos difíceis, você irá guardar essa programação e executar. Por isso, há muitas pessoas em boas condições financeiras, mas que são extremamente pão duras. Somente ter dinheiro não significa ter uma mentalidade próspera.

Observe que pensamentos você tem sobre dinheiro? Quem era seu modelo financeiro? Quais eram os resultados que ele tinha? O que ele falava e fazia? Quais eram suas emoções frente a esses aprendizados? Quais são as histórias que você conta hoje para si mesmo sobre seus resultados? Uma mentalidade financeira de escassez gera alguns comportamentos como:

• Desorganização financeira - não sabe quanto faz e quanto gasta, ou é sistematicamente controlado;

• Falta de dinheiro de forma recorrente, ou só guarda e não se dá permissão para usá-lo;

• Paga as contas em atraso, ou quer pagar tudo com bastante antecipação;

• Acaba com tudo rapidamente como se não fosse haver amanhã, ou não divide o que tem por medo de faltar;

• Vive preocupado e assustado esperando que alguma notícia ruim venha surgir;

• Querer viver acima das suas possibilidades para mostrar aos outros.

O modelo mental da escassez pode ter como resultado tanto a falta quanto a dificuldade em usar o que acumulou. São duas faces da mesma moeda. Ela se apresenta nos excessos. Já o modelo financeiro de prosperidade se apresenta através do equilíbrio entre gastar e poupar. Você lida bem com a energia do dinheiro sem se estressar. Sabe a importância de guardar, como também é importante fazer ele circular. Mesmo em momentos mais desafiadores, mantém a calma e lida bem com os desafios, sabendo que são momentos pontuais e que novas oportunidades irão surgir em seu caminho e tem a atitude correta para agir sem se vitimizar.

Uma questão fundamental que está relacionada a dinheiro é a questão da autoestima. Mutas pessoas procuram comprar a sua, através de posses de bens e objetos com objetivo de ostentação. A nossa sociedade promove isso. Que você é o que você tem. É um pensamento equivocado. Por mais que você tenha, lá dentro de você há aquele "eu" que só você conhece e ainda se ressente de algo. Cada um de nós é um ser único com valor inestimável que não pode ser calculado por bens, posses ou dinheiro.

Você pode desenvolver diversas habilidades sobre dinheiro, mas se não modificar o seu jeito de pensar e suas crenças, continuará a manifestar na sua vida a escassez.

Boas reflexões e até a próxima!

@daltonferreiracoach