O setor industrial do estado do Rio de Janeiro foi responsável pela criação de 4.508 postos de trabalho em setembro seguindo a trajetória de recuperação dos empregos em julho ( 1.311) e agosto ( 4.346) e, que já somou mais de 10 mil empregos. Com a evolução no volume de empregos gerados todas as regiões fluminenses registraram saldo positivo em setembro, porém com diferentes níveis de recuperação.
Enquanto a Capital apresenta indicador de retomada próximo ao observado no Estado como um todo (25,6% dos empregos industriais já recuperados), no Centro Sul o setor industrial já recuperou 82,3% das vagas. Na Baixada Fluminense, 72,7% das vagas na indústria e na construção civil fechadas durante a pandemia já foram reabertas - com destaque para Nova Iguaçu, onde o indicador atinge 97,8% de recuperação. No Leste Fluminense o percentual atingiu 53,0%, no Noroeste, 44,8% e no Centro Norte, 29,1%. Os melhores resultados de retomada do Leste estão em Itaboraí, Cabo Frio, Niterói e Maricá.
Ao todo, a indústria do Rio já recuperou 28,3% das vagas perdidas entre março e junho. Os dados constam na plataforma Retratos Regionais da Firjan (http://www.firjan.com.br/retratosregionais), que traz recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense todos os meses.
No total, incluindo todos os setores econômicos, o estado do Rio abriu em setembro 8.901 vagas, segundo resultado positivo consecutivo, também mostrando aceleração em relação ao resultado de agosto ( 5.297). Em setembro 71 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo positivo de contratações.
Indústria cria empregos no RJ

Indústria da transformação criou 2.565 novos empregos em setembro no Estado do Rio de Janeiro - Foto: Vinicius Magalhães/Firjan
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura