O jogo da política, agora no celular

Startup acaba de lançar um jogo de educação política para incentivar o engajamento e a participação nas eleições - Foto: Marina Franco/Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aprender sobre democracia, política e as funções dos nossos representantes está ao alcance do celular. O Colab, startup que leva inovação a governos como o de Niterói e também é uma rede social para a cidadania, acaba de lançar nesta semana um jogo de educação política para incentivar o engajamento e a participação dos brasileiros nas eleições municipais de 2020. Chamado de Jornada do Cidadão, o jogo aborda questões como divisão dos poderes, pacto federativo, orçamento público, sistema eleitoral, a história e o poder do voto.

A Jornada do Cidadão é lançada no contexto pré-eleitoral, em que os cidadãos estão se informando para votar para prefeitos e vereadores de suas cidades. Por isso, serve de incentivo para a busca de informações para uma escolha consciente.

Para participar, basta baixar o app Colab - disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Na página inicial do aplicativo, o usuário vê conteúdos sobre os diversos temas de política e democracia e pode dar início à jornada, que é uma espécie de quiz sobre os conteúdos que ele leu, com missões e conquistas a serem alcançadas.

"Se informar e ter interesse sobre o funcionamento da nossa política é o primeiro passo para uma cidadania mais ativa e consciente, para que o cidadão participe da democracia e cobre por melhorias da administração pública", diz Gustavo Maia, CEO e fundador do Colab. "A Jornada do Cidadão vem para mostrar que é possível aprender de forma leve e descomplicada, incentivando uma cultura de participação e engajamento nas eleições municipais de 2020".

O aplicativo Colab é usado por mais de 300 mil brasileiros em mais de 100 municípios. Com cara de rede social, o app conecta cidadãos e gestões públicas, permitindo que os usuários postem demandas de melhorias em suas cidades, que chegam em tempo real e sem burocracia nas prefeituras, e participem de consultas públicas.