Bombeiros ganham ambulâncias

Novos equipamentos foram adquiridos com recursos da Taxa de Incêndio e entregues pelo governador Cláudio Castro - Foto: Rogerio Santana/Governo do Estado

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador em exercício Claudio Castro participou, nesta quarta-feira (2), da entrega de 58 ambulâncias, 20 motos aquáticas e um reboque marítimo para o Corpo de Bombeiros. Com investimento total de cerca de R$ 14 milhões, os equipamentos foram adquiridos com recursos da Taxa de Incêndio.

"Essa entrega é uma forma de prestar conta ao cidadão que paga a Taxa de Incêndio. Do total destas ambulâncias, por exemplo, 20 já estão em operação ajudando a salvar vidas", disse o governador.

Além da compra de equipamentos, a taxa é utilizada também para a capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Durante a cerimônia, que marcou o Dia do Patrono da corporação, em homenagem a Dom Pedro II, foi realizada a formatura dos cursos Superior de Bombeiro Militar e de Aperfeiçoamento de Oficiais. Os primeiros colocados foram homenageados com a Medalha Comandante Moraes Antas, condecoração que premia o mérito intelectual e profissional com objetivo de incentivar os estudos e as instruções.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, coronel Leandro Monteiro, este dia 2 de dezembro, aniversário do patrono, foi uma data ainda mais especial para a corporação, já que marcou também a formatura e entrega de equipamentos.

"Hoje, deixamos esta data marcada nas histórias pessoais de muitos militares da nossa tropa. Agradeço ao governador pela confiança na nossa instituição. Ele está nos proporcionando, por exemplo, a valorização de nossos profissionais, promovendo primeiros sargentos a subtenentes; a emancipação de um de nossos quartéis a grupamento, o de Paracambi; e a devolução de quantias que foram arrestadas", destacou o comandante-geral.