Niterói põe R$ 25 milhões na UFF

Recursos serão investidos em projetos em várias áreas, apresentados por grupo de pesquisadores e estudantes - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói investirá R$ 25 milhões em projetos apresentados por grupo de pesquisadores e estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Com a iniciativa, será possível utilizar a inteligência e a expertise da UFF para a resolução de problemas públicos da cidade, de forma a contribuir, de maneira efetiva, para o desenvolvimento sustentável do município ao estimular a associação entre pesquisadores, a interação com a sociedade e a gestão pública. O objetivo é elaborar e executar projetos relacionados à segurança pública, à saúde, à educação, mobilidade, infraestrutura, saneamento, qualidade de vida, meio ambiente, que impactam a qualidade de vida dos niteroienses.

Nesta semana, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ao lado do reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, assinou a sanção da lei que a Câmara de Vereadores aprovou para a implantação do programa de desenvolvimento e projetos aplicados. Foram formalizados 15 convênios que representam 78 projetos selecionados, com a participação de todas as 41 unidades da universidade. O Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) foi construído a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, a UFF e a Fundação Euclides da Cunha (FEC).

A meta do programa é incentivar o desenvolvimento de projetos aplicados para promover soluções
relacionadas aos desafios prioritários da Cidade nas diferentes áreas do Niterói Que Queremos (NQQ) 2033, que faz parte de um novo modelo de gestão da cidade - para o qual foi elaborado um planejamento estratégico de médio e longo prazos - e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das
Nações Unidas (ONU).

O programa terá duração de três anos. No total, foram submetidos 323 projetos aplicados, dos quais 78 foram selecionados pela Banca.