Niterói volta às aulas no dia 1º

As aulas presenciais nos níveis infantil, fundamental e médio poderão ser retomadas a partir do dia 1º de fevereiro - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um decreto com alterações no Plano de Transição Gradual para o Novo Normal para o segmento da Educação será publicado nesta terça-feira (26). Com as mudanças, o setor de educação passa a ser considerado essencial na cidade. Desta forma, as aulas presenciais em todos os níveis - infantil, fundamental e médio - poderão ser retomadas a partir do dia 1º de fevereiro nas escolas da rede particular. Neste momento, o funcionamento será com o ensino híbrido, modalidade que concilia o online com o presencial em turmas reduzidas.

A decisão, de acordo com técnicos das secretarias municipais de Saúde e Educação, levou em conta os estudos mais atualizados sobre a transmissão do coronavírus em crianças e o monitoramento de registro de casos na comunidade escolar. Para a abertura das escolas, será preciso cumprir todos os protocolos de segurança determinados pela vigilância sanitária.

Com base no Plano de Transição, os ensinos médio e fundamental se tornam essenciais no estágio Laranja. No estágio amarelo nível 2, a educação infantil também passa a ser considerada como essencial.

As medidas foram anunciadas pelo prefeito Axel Grael, nesta segunda-feira (25), em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. Sobre a volta às aulas na rede municipal de ensino, que vai encerrar o ano letivo de 2020 em fevereiro, o prefeito disse que será apresentado um cronograma em breve.

"A Sociedade Brasileira de Pediatria e outras entidades importantes da área médica no País têm se posicionado a favor da volta às aulas e temos tido este diálogo com os profissionais de saúde para que a retoma das atividades escolares seja feita da forma mais segura. Em Niterói, hoje, temos as condições adequadas para tomar essa decisão. Vamos monitorar permanentemente e, se for preciso, recuaremos como aconteceu em outros países", disse.