Itaipu: lagoa volta a agonizar

Lagoa de Itaipu - Foto: Divulgação/Gustavo Supmann

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com apenas um filete de água fazendo a ligação com o mar, a Lagoa de Itaipu volta a agonizar. No local é forte o cheiro de esgoto, lançado irregularmente por residências da Região Oceânica e frequente a mortandade de peixes. Segundo moradores do entorno e frequentadores do local, o problema se agravou após as últimas ressacas, que contribuíram para o assoreamento do canal que liga a lagoa ao mar, impedindo a troca d'água e o crescimento dos bancos de areia.

Eles contam que desde o final do ano passado, quando o canal foi fechado por uma ressaca, a Prefeitura de Niterói colocou máquinas no local para retirar a areia, mas essa mesma areia foi apenas amontoada em dunas no meio do espelho d'água. Com novas ressacas, as dunas foram desfeitas e a areia voltou a obstruir o canal. As máquinas, segundo eles, já não são vistas há um mês na lagoa.

Aberto há cerca de 40 anos, o canal, de acordo com moradores da região, vem sendo assoreado ao longo do tempo por falta de manutenção. As pedras deslocadas pelas ressacas não são recolocadas no lugar. Gustavo Supmann, instrutor de stand up paddle e uma das principais lideranças do local, lembra de um encontro que ele e outras lideranças tiveram com o prefeito Axel Grael, quando ele esteve no local com representantes da prefeitura, durante o governo anterior.

"Ele disse que ia resolver o problema, mas só botou um trator que ficou três meses jogando areia de um lado para o outro", resume Gustavo. "Na quinta-feira vai entrar outra ressaca, de dois metros e meio a três. Essa vai acabar completamente com o canal", completa.

Diante da atual situação, quem costuma pescar na lagoa ou praticar esportes no espelho d'água tem evitado marcar presença em um dos locais mais belos da
cidade.