Jovens talentos de São Gonçalo

Estudantes ganham prêmio após elaborarem ecodraga movida a energia solar para retirar o lixo da Baía de Guanabara - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dedicação, esforço e comprometimento são as chaves que três jovens alunos da Escola Firjan Senai Sesi usaram para abrir caminho e alcançar o 1º lugar na categoria Mentalidade Marítima, do Prêmio Marinha do Brasil, na 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Rafaela Pessanha de Freitas, Daniel Caruso Melo Roquette Couto e Carlos Eduardo Veras Keller, da unidade de São Gonçalo, explicaram que pesquisaram o assunto profundamente para colocar a "Ecodraga - uma alternativa para o lixo flutuante" em prática e apresentá-la à banca examinadora de maneira bem fundamentada.

O prêmio reconheceu a qualidade da coletora de lixo movida a energia solar, desenvolvida para revitalizar a Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, na Baía de Guanabara. Essa vitória estimulou os jovens, que em 2020 foram instigados a criar algo ligado à ecologia e à mudança de realidade. Os premiados trabalham agora na produção de um protótipo, com o objetivo de patentear o projeto e buscar patrocinadores.

Marcília Picanço, coordenadora da escola, destacou que vai dar suporte para a construção do protótipo.

"Esse prêmio pioneiro pode servir de inspiração para outras escolas seguirem o nosso direcionamento estratégico de trabalhar com projetos científicos", avaliou.

O resultado do concurso já começou a fazer história e a contagiar a escola. Segundo Valéria Filgueiras, professora de Matemática e também orientadora dos jovens, até alunos das primeiras séries já estão interessados em participar de outros projetos.

"O prêmio significa um reconhecimento, porque a gente vê que está fazendo um trabalho diferenciado", assinalou.