Câmeras vão fiscalizar infrações de trânsito em Niterói

Cameras do cisp - Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Agentes de trânsito começam nesta quarta-feira (21) a fiscalizar e multar motoristas a partir das câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle Operacional - CCO, que funciona no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Desde 2017, quando o CCO foi inaugurado, as câmeras de vídeo são utilizadas pela NitTrans em auxílio aos operadores de trânsito que atuam nas ruas, mas só agora serão utilizadas para autuar os motoristas.

Antes, os equipamentos apenas monitoravam o tráfego e, a partir do sistema integrado, avaliava a fluidez do trânsito em todas as regiões da cidade para identificar e desfazer gargalos causados por acidentes, veículos enguiçados ou parados em fila dupla, além de falhas em semáforos e objetos na via, entre outros incidentes.

"O Código de Trânsito Brasileiro permite que a fiscalização de trânsito seja feita por equipamento audiovisual e que motoristas infratores sejam autuados. Além do flagrante feito pelo agente de trânsito, que por si já é válido, teremos também imagens comprovando a infração. Portanto, as câmeras do CCO, que já são utilizadas no nosso planejamento de trânsito para monitorar o fluxo e o volume de veículos, nos servirão também para autuar motoristas que estejam cometendo irregularidades", frisa presidente da NitTrans, Gilson Souza, explicando o novo modelo de fiscalização.

Para o subsecretário de Transporte e Trânsito de Niterói, Murillo Moreira, o videomonitoramento vai facilitar o trabalho dos agentes de trânsito da cidade.
"O uso das câmeras para fiscalização possibilita ampliar a área a ser monitorada, otimizar a atuação dos agentes de trânsito nas ruas, aumentar a disponibilidade destes profissionais em todas as regiões da cidade e assim garantir mais eficiência e eficácia na gestão do trânsito da cidade".