SG planta Florestas do Amanhã

Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), na APA Estâncias de Pendotiba. Prefeito Capitão Nelson participou - Foto: Renan Otto/Prefeitura de SG

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de São Gonçalo vai ganhar uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), a primeira pública e legalizada do Estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito ontem (11) pelo prefeito Capitão Nelson e pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Na ocasião, também foi realizada a primeira ação de reflorestamento do programa Florestas do Amanhã.

A ação de plantio de árvores foi o pontapé inicial para implementar o programa Florestas do Amanhã em São Gonçalo. A iniciativa, da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), tem como objetivo reflorestar 1,1 mil hectares de Mata Atlântica, com o plantio de 2,5 milhões de mudas de espécies endêmicas do bioma em unidades de conservação do território fluminense.

A agenda ambiental em São Gonçalo ganhou reforço com o lançamento da pedra fundamental do local onde será a Área de Soltura de Animais Silvestres, na APA Estâncias de Pendotiba. As ASASs são áreas destinadas à reinserção à natureza de animais silvestres apreendidos ou resgatados. A Universidade Federal Fluminense (UFF) assumirá, através de
convênio, a coordenação técnica e operacional da ASAS, fortalecendo a relação desses espaços de conservação com a sociedade e o meio acadêmico.