Acolhimento familiar em SG

Atendimento oferecido é referência no País. Sede do Serviço de Acolhimento Familiar fica na Venda da Cruz - Foto: Renan Otto / Prefeitura de Niterói

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Assistência Social promoveu, na manhã desta quarta-feira (21), a reinauguração da sede do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), no bairro Venda da Cruz. O serviço oferece acolhimento dirigido a crianças em vulnerabilidade, de 0 a 6 anos, afastadas de suas famílias de origem por medida de proteção e que são encaminhadas para famílias acolhedoras previamente cadastradas.

"Por conta do serviço de excelência desenvolvido, o Serviço de Acolhimento Familiar no município é considerado referência no Brasil. O papel mais importante da Assistência Social, no que diz respeito ao acolhimento familiar, é garantir um ambiente familiar e fortalecer a função protetiva da família de origem, além de possibilitar a convivência comunitária e o acesso à rede de políticas públicas. Tudo isso se efetivará através dos encaminhamentos aos diversos serviços, programas e projetos existentes no município", disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

O Serviço de Acolhimento Familiar é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança acolhida e as famílias de origem, com uma equipe formada por assistente social, psicólogas e educadores sociais. A proposta é acolher e tornar novamente possível a convivência familiar e comunitária. Durante o acolhimento, tanto as crianças quanto a família de origem e a família acolhedora recebem apoio e orientação da equipe técnica da secretaria.

A reforma - realizada com doações de diversas secretarias, fruto da integração entre as pastas - foi
feita na sala da equipe técnica, de coordenação, de atendimento individual das famílias e no salão de convivência.