Reformas no Portugal Pequeno

A deputada Adriana Balthazar enviou requerimento de informações ao prefeito para cobrar revitalização do local - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após atender apelo dos moradores durante visita ao bairro da Ponta da Areia, em Niterói, a deputada estadual Adriana Balthazar (Novo) enviou um requerimento de informações ao prefeito Axel Grael para cobrar a revitalização do cais de Portugal Pequeno.

No documento, encaminhado à Prefeitura de Niterói na última semana, a parlamentar pede informações sobre se já existe projeto de reforma da estrutura do deck e píer existentes na orla da Rua Barão de Mauá e qual o investimento previsto para as intervenções no orçamento do município de 2021.

Como a promessa de melhorias é antiga, mas, na visita, a deputada só encontrou deterioração do espaço, o requerimento de informações pede ainda que Axel Grael informe em qual fase está o projeto e a data prevista para sua conclusão.

"A revitalização é promessa antiga, mas precisamos saber se foi só para gerar mídia ou se os moradores e pescadores realmente terão as obras", questionou Adriana Balthazar, que percorreu a região acompanhada de integrantes da associação de moradores.

O cabeleireiro Jefferson Soares abordou a deputada durante a visita para contar que o abandono provoca acidentes, prejudica o comércio e tira o interesse dos turistas.
"Eu já tomei um tombo nesse buraco. Não tem manutenção e é um risco para moradores, pescadores e crianças que tomam banho aqui. Já vi muito comércio fechar por falta de estrutura do local", disse Soares, aproveitando para pedir ajuda: "Precisamos de obras no cais para que ninguém se machuque mais, praças para crianças, suporte aos quiosques, limpeza, fiscalização dos barcos que soltam óleo", enumerou.

Vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj, a parlamentar aproveitou o requerimento para questionar se há também a previsão de projetos de caráter turístico, de lazer ou de fomento à atividade pesqueira.

"É uma região histórica, com potencial turístico e de geração de renda que precisa ser cuidado urgentemente", enfatizou Adriana.