O artista Marcelo Eco, curador do projeto de grafite nos viadutos de São Gonçalo, iniciou os trabalhos de marcação na última semana. No sábado (31), o viaduto do Alcântara, primeiro na lista de painéis ao ar livre, ganhou os primeiros jatos de tinta, com ação de nove artistas, sob os olhares do prefeito Capitão Nelson, do secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas; do chefe de Gabinete, Eugênio Abreu; e do secretário de Governo, Fábio Araújo. Todo o processo será realizado com recursos de compensação ambiental.
O projeto foi idealizado pelo prefeito, que recebeu um grupo de grafiteiros da cidade em fevereiro para desenvolver um projeto que proporcionasse um ambiente agradável, além de conscientizar a população sobre a necessidade de conservar o local, melhorando o aspecto da cidade. A ideia é colorir as estruturas contando um pouco da história de cada bairro, com a arte que tem suas origens no município. Os primeiros viadutos contemplados para receber as artes serão do Alcântara, Colubandê, Santa Luzia e Maria Paula.
"Gostaria de parabenizar o artista Marcelo Eco, nascido e criado em São Gonçalo, que com esse trabalho vai proporcionar ao gonçalense e aos visitantes uma nova perspectiva do viaduto do Alcântara", disse o prefeito Capitão Nelson.
"Está sendo uma grande honra e gostaria de agradecer ao prefeito que deu essa oportunidade aos grafiteiros locais. Eu fiz a concepção do painel, mas cada artista vai ter a liberdade de trabalhar dentro da área. O mérito é de todos pois serão os traços deles que darão vida ao painel, disse Marcelo Eco, que acrescentou: "Sou um artista de São Gonçalo, busquei minha carreira fora daqui até pela falta de oportunidade, e retornar depois de rodar o mundo é um prazer, principalmente por ter o trabalho reconhecido e, juntamente com a prefeitura, ajudar no crescimento desses artistas, com toda a minha bagagem, potencializando o trabalho deles. Me sinto muito honrado".
Painel ao ar livre no Alcântara

O prefeito Capitão Nelson com o artista gonçalense Marcelo Eco, curador das obras nos viadutos da cidade - Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura