Rocinha ganha agência da Caixa

Marcelo Crivella, prefeito do Rio, e Pedro Guimarães, presidente da Caixa, inauguram agência na Rocinha - Foto: Edivaldo Reis/Prefeitura do Rio

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Marcelo Crivella (PRB), prefeito do Rio de Janeiro, participou, nesta sexta (23), da reinauguração de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) na Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul. O banco funcionará no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, que pertence à Prefeitura e está completando 15 anos de serviços à população, com um público diário de cerca de 1.500 pessoas.

Fechada há dois anos, a agência, que antes funcionava como um pequeno posto dentro da comunidade, foi reaberta no novo endereço graças a entendimentos com o governo municipal, que cedeu o espaço físico no primeiro andar do prédio.

"Essa inauguração é um marco simbólico do governo do presidente Jair Bolsonaro. A Caixa Econômica Federal é uma grande instituição financeira. Agora, a presença do presidente (da Caixa, Pedro Magalhães) aqui, numa agência na comunidade da Rocinha, mostra que o objetivo da Caixa não é só apenas dar bons resultados. É também reverter esses resultados em benefício do nosso povo, sobretudo mais carente. É um fato extraordinário. Eu vim aqui para saudar o presidente e agradecer e, quem sabe, fazermos parceria em outras comunidades", afirmou Crivella.

Para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a reinauguração da unidade amplia e fortalece o relacionamento da população com a instituição. Ele adiantou que o banco estuda a abertura de novas agências em outras comunidades do município.

"A nova agência vai facilitar o acesso dos moradores da Rocinha aos serviços oferecidos pela Caixa, como pagamento de benefícios sociais, além de promover inclusão por meio da bancarização (oferta de diversos serviços bancários). Nossa intenção é ampliar nossos serviços a outras comunidades do Rio", assegurou Guimarães.

O banco estatal deve entrar no setor de microcrédito, visando empréstimos de baixo valor para a população de baixa renda.

Porte de armas em áreas rurais

A Câmara Federal aprovou, nesta semana, um projeto de lei, em regime de urgência, que permite a posse de armas em todas as propriedades rurais. Os parlamentares acreditam que a matéria legislativa irá ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), porque esta foi uma de suas promessas de campanha durante as eleições do último ano. O deputado Chiquinho Brazão (Avante) acredita que a medida é, antes de tudo, preventiva e servirá de exemplo para diminuir casos de violência.

Prevenção

"A partir do momento que sair nos meios de comunicação que um bandido invadiu uma propriedade rural e ali se deu mal, certamente os demais irão tomar uma medida preventiva", afirmou o parlamentar, que votou a favor da matéria e é entusiasta da medida.

'França' chega em São Gonçalo

A Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, no bairro Venda da Cruz, em São Gonçalo, recebe, na próxima segunda (26), o espetáculo francês "Boum Mon Boeuf", que é sucesso na Europa. A obra será apresentada no pátio da unidade, onde haverá um palco especialmente montado para a ocasião.

Português-francês

A unidade foi escolhida pela sua parceria com a Aliança Francesa do Rio de Janeiro e será a única escola pública a receber o espetáculo. O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, afirma que "a escola será a primeira escola bilíngue português-francês" do município.

Niterói recebe festival de cinema

Em aproximadamente um mês, Niterói receberá o 4º Festival de Cinema do Brics, realizado pelo Departamento de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), em cooperação com a Prefeitura. Entre 23 de setembro e 9 de outubro, os cinco países do grupo estarão representados em todas as atividades previstas. Um dos destaques é a Mostra Clássicos Brics, que terá filmes marcantes da história destes países.

Bolívia negocia gás com Brasil

O ministro de Hidrocarburos da Bolívia, Luís Alberto Sánchez Fernández, responsável pela condução da política energética do país, e representantes da estatal boliviana YPFB do setor de gás e petróleo, devem cumprir agenda em Santa Catarina no próximo mês, para negociação de novos contratos de suprimento. Os encontros foram programados a partir de missão técnica realizada pelo presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl.

Vereador participa de evento no Iacs

O vereador niteroiense Leonardo Giordano é um dos convidados do fotopapo "Fotografia, território e memória", que acontece nesta terça (27), às 19h, no Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), da UFF. Giordano é presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Niterói, autor do projeto de lei do Dia Municipal da Fotografia e da emenda parlamentar ao Orçamento da Prefeitura que destina recursos para um festival de fotografia em Niterói. Também participam da mesa os professores Antônio Oliveira Jr, Walkiria Nichteroy, a diretora do Arquivo Geral do RJ, Beatriz Kushner, e o fotógrafo Vitor Vogel.

Indicação para Cabo Frio

O deputado estadual Dr. Serginho (PSL) indicou à mesa diretora da Alerj um ofício ao governador Wilson Witzel descrevendo as providências necessárias para a realização da obra de desassoreamento do canal do Valão, nas proximidades do residencial do programa Minha Casa Minha Vida conhecido como Valão do Jardim Esperança, em Cabo Frio.

PRA VOCÊ PENSAR

"Os relacionamentos nunca morrem de morte natural. Eles são assassinados por mentira, engano, desrespeito, egoísmo, ciúmes, inseguranças, ou mau caráter."

Autor desconhecido