Secretários niteroienses vão a Brasília

Victor De Wolf e Giovanna Victer se reuniram com representantes do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília - Foto: Divulgação

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A secretária de Fazenda e o de Cultura de Niterói, Giovanna Victer e Victor De Wolf, entregaram, nesta semana, uma proposta de cooperação técnica internacional de promoção e desenvolvimento sustentável do patrimônio cultural e natural do município com a Unesco, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. As metas do programa para a proteção e recuperação do acervo e consolidação da política cultural foram apresentadas ao coordenador-geral de Cooperação Técnica Multilateral, Márcio Lopes Corrêa, e ao oficial de chancela Felipe de Assis Alves.

"O objetivo do projeto é valorizar e consolidar o patrimônio histórico material e imaterial da cidade. Teremos incentivos a atividades de economia criativa, turismo e meio ambiente", explica Giovanna Victer.

O programa, avaliado em R$ 8,5 milhões, inclui um plano de desenvolvimento do turismo com roteiros em irejas e locais históricos, um museu de cinema, participação do município no Congresso Mundial de Arquitetura 2020 e o mapeamento de locações para o fortalecimento do setor audiovisual do município, que ainda conta com belezas naturais banhadas pela Baía de Guanabara. Outra meta, segundo a prefeitura, é viabilizar a candidatura do Caminho Niemeyer, com sete obras do arquiteto Oscar Niemeyer, segundo maior acervo do país, a patrimônio Mundial da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Só o Museu de Arte Contemporânea atraiu 85 mil visitantes em suas galerias e 280 mil no pátio, apenas no último ano.

"O acordo representa a importância da preservação da memória cultural do povo de Niterói para o futuro", destaca Victor de Wolf, secretário de Cultura.

Codin concorre ao PQRio

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) é uma das concorrentes ao Prêmio Qualidade Rio (PQRio), organizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ao lado de outras entidades públicas e privadas, a companhia concorre a uma das medalhas de ouro, prata ou bronze, concedidas às empresas que efetivamente demonstrem esforços direcionados a excelência do seu modelo de gestão. A Codin volta a participar da premiação após 18 anos de ausência.

Qualidade

"Os prêmios de qualidade são fundamentais para qualquer segmento, uma vez que, por meio deles, o público consumidor de determinado serviço adquire ainda mais confiança nos serviços", afirmou Fábio Galvão, presidente da Codin.

Secretário estadual visita Maricá

Em visita a Maricá na última semana, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, reuniu-se com o prefeito Fabiano Horta (PT) e com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, Igor Sardinha, e de Relações Institucionais, João Maurício Freitas. O encontro ocorreu na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), no aeroporto municipal. Segundo os políticos, a finalidade do encontro foi de estreitamento de laços entre os poderes.

Cederj abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas e ação afirmativa para o vestibular do Cederj 2021. Os interessados têm até o dia 13 de setembro para efetuar a solicitação no site da instituição cederj.edu.br/vestibular, além de obterem mais informações sobre o edital e documentação necessária.

Fóruns de Justiça no TJ

O VII Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup) e XXV Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv) serão abertos nesta segunda-feira (9), às 17h30, no Plenário do Fórum Central do TJ, no Centro. Com entrada franca, o evento oferece programação de palestras e debates com autoridades do TJ e de outros tribunais do Brasil.

Palestras

O evento, que tem entrada franca, contará também com representantes da Câmara dos Deputados, da Defensoria Pública do Estado do Rio, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio (OAB-RJ) e outros advogados. Entre as atividades, serão promovidos debates e palestras.

Mais segurança para transportes

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) reitera a necessidade de ações contundentes e inteligentes das autoridades públicas municipais e do Estado para garantir a segurança nos ônibus, diante do que considera como quadro caótico de determinadas áreas das cidades, que estão dominadas pelo crime organizado. O posicionamento foi feito após dois ônibus da empresa Expresso Tanguá e um da Viação Rio Ita serem atingidos por tiros, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na última sexta (6).

Estacionamento rotativo

Os motoristas que circulam pelas ruas de Queimados, na Baixada Fluminense, devem ficar atentos: a implementação do Estacionamento Rotativo já começou. Com a finalidade de dar mais mobilidade às ruas da cidade e um trânsito democratizado, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, deu início à fase de orientação acerca da nova determinação (instituída pela Lei Municipal 1360/17 e regulamentada pelo Decreto Municipal 2155/2017. Ao todo são 28 ruas demarcadas no Centro, com um total de 612 vagas.

Teste em embarcações

A Prefeitura de Maricá deu início, na última semana, aos testes das duas embarcações destinadas ao trabalho de fiscalização e proteção ambiental no complexo lagunar da cidade e no mar. O primeiro equipamento baixou à lagoa do Boqueirão, na última quinta (5) e, na próxima semana, o segundo catamarã também terá sua prova.

PRA VOCÊ PENSAR

"Não permita-se

espiar à vida por trás da janela, faça-se presente dessa grande festa, tem lugar para todos, na plateia ou no palco. A escolha é sua."

Autor desconhecido