Jardim Catarina empreendedor

Empreendedoras do Jardim Catarina, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, têm capacitação voltada para negócios - Foto: Divulgação

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, o Programa do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social municipal, em parceria com a equipe de Projetos Especiais do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae), iniciou, na última semana, mais uma oficina sobre o tema, voltado para usuários do CRAS, CREAS e moradores do bairro Jardim Catarina.

A atividade é dividida em quatro encontros. "Sei Empreender" foi o tema da primeira aula, ministrada pelo consultor do Sebrae, Alberto Stassen, que falou sobre o perfil empreendedor e como investir em negócios. Nos próximos encontros, serão abordados os temas "Sei Planejar", em 9 de outubro, "Sei Vender", em 23 de outubro e "Sei Controlar o meu dinheiro, em 13 de novembro.

O Acessuas busca a autonomia das famílias integradas às políticas de assistência social e faz parte de um conjunto de ações de articulação e mobilização de políticas públicas para acesso á oportunidade, ao trabalho e emprego.

"Em tempos de altos índices de desemprego e com o aumento de pessoas buscando ter o seu próprio negócio para garantir uma fonte de renda, é de grande valor e importância oferecer uma oficina sobre empreendedorismo, ainda mais no Jardim Catarina, que é um bairro com uma população bastante numerosa. Essas aulas vão oferecer informações riquíssimas de como assumir o controle de seu negócio, superar dificuldades, entre outros temas relevantes voltados para essa área, que serão de grande valia para quem já possui ou tem interesse em abrir o seu próprio negócio", destaca Flávia Correa, assistente social da equipe de Projetos Especiais do Sebrae.

Quem for morador do Jardim Catarina e quiser participar das próximas aulas basta ir ao Cras ou Creas do bairro, na RUa Leão Gambeta, 533, munidos de carteira de identidade, CPF, e Número de Identificação Social (NIS).

Emprego em São Gonçalo

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Emprego oferece, por meio do recém-lançado Programa Geração Futuro, 150 vagas de emprego para São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, na função de eletricista de redes. Há oportunidades para jovem aprendiz e primeiro emprego. Não é necessária experiência, mas é obrigatório possuir o curso de eletricista. O salário varia entre R$ 1.064,34 e R$ 1.224,00. A inscrição é online, por meio do link: https://forms.gle/yMiYo4b9F7QQR7jw6.

De 14 a 24 anos

O Geração Futuro é uma força-tarefa das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Educação, Superintendência Regional do Trabalho, RioSolidário e instituições formadoras e foca em jovens entre 14 e 24 anos.

Carga horária em pauta

As Comissões de Saúde e de Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizam, nesta segunda (23), às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes, a audiência pública "A carga horária excessiva dos profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros e sua influência no atendimento pré-hospitalar". Foram convidados autoridades da instituição e do governo.

Saídas para o caso

"A carga horária deles é muito cansativa. Vamos discutir saídas para tentar diminuir o problema", afirmou a deputada Martha Rocha (PDT). A Comissão de Trabalho da Casa é presidida pela deputada Monica Francisco (Psol), que conduzirá a reunião da Alerj nesta segunda-feira.

Sessão solene em São Gonçalo

Para comemorar os 129 anos de emancipação político-administrativa de São Gonçalo, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene, na última semana (20). O presidente Diney Marins homenageou personalidades da cidade e região com títulos legislativos. "Comemoramos, nesta sessão solene, o aniversário de 129 anos de emancipação político-administrativa da nossa cidade. Nesses sete anos como vereador e presidente da Câmara, me orgulho dos avanços no poder legislativo e o legado que vamos deixar para a cidade, a nossa sede: o Palácio 22 de Setembro. Além de gestão eficiente, transparente e moderna", disse Marins.

Neltur aprova regimento

A Neltur - Niterói Empresa de Lazer e Turismo - liderou, na última semana, no Museu de Arte Contemporânea, a reunião do Conselho Municipal de Turismo, para aprovação da ata da reunião anterior e do regimento do mesmo. Na oportunidade, estiveram presentes Paulo Novaes, presidente da Neltur, Cristina Ribeiro, representante da TurisRio, Fábia Trentin, representante do Polo Gastronômico, entre outros.

Hebe é homenageada pelos Correios

Os Correios lançaram, na última semana, o terceiro selo da Série Mulheres Brasileiras que Fizeram História. Desta vez, a homenageada é Hebe Camargo. A emissão filatélica, que homenageia a dama da televisão brasileira e uma das maiores comunicadoras de todos os tempos, acontecerá em São Paulo, em evento reservado na capital paulista, durante a pré-estreia do filme Hebe - A Estrela do Brasil.

Capacitação Legislativa

Os 233 fluminenses e capixabas matriculados no novo curso de formação política da RenovaBR vão se encontrar pela primeira vez em uma aula presencial e prática marcada para este domingo (22), na capital carioca. O RenovaBR Cidades está qualificando pessoas que nunca ocuparam cargos eletivos e que desejam concorrer às Câmaras Municipais e Prefeituras no próximo ano. Ao longo de cinco horas, alunos de diferentes posicionamentos políticos, filiados ou não, se sentarão lado a lado para pensar e discutir os desafios municipais a partir de 2020.

19,2 milhões acompanhados

O Ministério da Saúde divulgou, na última semana, que no primeiro semestre de 2019 mais de 19,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família foram acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio do Ministério da Cidadania. Destes, 14,3 milhões são mulheres, das quais 467 mil estavam grávidas, e 4,8 milhões de crianças de 0 a 7 anos. Entre as gestantes, 99,9% estavam realizando o pré-natal corretamente.

PRA VOCÊ PENSAR

"A beleza é uma tirania de curta duração".

Sócrates