Onde investir com a queda da Selic?

Bruno Serpa Pinto - Foto: Divulgação

Bruno Serpa Pinto
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

BRUNO SERPA PINTO

O inesperado corte dos juros norte-americanos mexeu com os mercados de todo o mundo nesta semana. No Brasil, por exemplo, o BC acabou indicando que a na taxa básica de juros (Selic), que já está na mínima histórica de 4,25% ao ano, pode ser de fato reduzida na próxima reunião do Copom. Mas, na prática, o que significa a queda da Selic? A taxa Selic baixa é boa ou ruim?

A resposta é: depende. Mudanças na Selic afetam, para o bem ou para o mal, três grandes pilares de sua vida financeira - a inflação, o rendimento de diversos investimentos e as taxas de empréstimos, cada um de uma maneira distinta. Para quem quer investir, a queda significa que o caixa brasileiro vai pagar menos em juros e, por consequência, vai remunerar menos seus credores.

Sim, o banco vai receber menos e seus investimentos atrelados à Selic renderão menos. Contudo, um investidor preparado, com uma carteira diversificada, está posicionado para os mais diversos cenários. E, quando se fala em investimento seguro e rentável, logo se pensa em imóveis.

Diferentemente de outras aplicações financeiras, com imóveis seu dinheiro se torna um patrimônio que pode garantir bons rendimentos no futuro e está seguro de variações. É o tipo de negócio feito para quem quer evitar dores de cabeça com as flutuações de mercado financeiro sem abrir mão do lucro.

Ter um imóvel alugado também é uma forma de rentabilizar o seu investimento, o que te dá um duplo rendimento: o valor mensal que você recebe do seu inquilino e na valorização do bem em longo prazo. Isso protege o proprietário dos altos e baixos da economia com um investimento sólido, de retorno constante e que não perde valor.

Oportunidades em Niterói - Para quem vai financiar a compra da casa própria, as condições oferecidas pelos bancos nunca estiveram melhores. Isso porque as linhas de crédito imobiliário estão mais acessíveis, reaquecendo a economia e o mercado da construção civil.

O apetite para compra já é sentido em Niterói, onde o termômetro de vendas mostra temperaturas aquecidas, segundo as incorporadoras. O impulso na demanda está fazendo também com que as construtoras reativem lançamentos na Zona Sul da cidade, já com sucesso de vendas.

Assim, quando a pergunta for onde investir em 2020, você certamente já sabe a resposta. Faça a decisão mais segura, invista em imóveis.