O consumidor de volta às lojas

Charbel Tauil, presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói, traz os bastidores da rede varejista da cidade e as principais novidades do setor - Foto: Divulgação

Charbel Tauil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ver de perto, tocar, experimentar um produto. Regatear preços ou condições de pagamento. Ter a chance de ser atendido por um vendedor "de verdade", para tirar dúvidas e receber orientações e sugestões -- quem sabe ter, até mesmo, a atenção despertada para uma outra mercadoria que não aquela inicialmente pretendida. Cumprimentar o caixa, a empacotadora, o gerente. Sentir-se gente, passear pelas lojas, transitar pela cidade.

Aspectos assim, tão triviais, nos últimos tempos vêm se revelando extremamente importantes para os consumidores -- ao contrário do que poderiam imaginar aqueles entusiastas da tecnologia que só têm olhos e aplausos para as vendas via Internet. O fato é que o Consumidor (assim mesmo, com maiúscula!), que deve sempre ter a última palavra, tem indicado que o comércio online, embora poderosíssimo, não chega a ser o único caminho possível a trilhar.

Essa "volta às origens" -- com o consumidor voltando a dar prioridade às compras presenciais -- foi confirmada em recentes pesquisas de comportamento, às vésperas da Black Friday deste ano, com intenções praticamente empatadas com as transações online, que até recentemente pareciam ser absolutamente imbatíveis.

Eis aí um possível ponto de inflexão. Não, colegas lojistas "tradicionais": nem tudo está perdido para a Internet. Passada a euforia dos primeiros anos, agora o consumidor aos poucos vem retomando a antiga prática de visitar o comércio. Ele, consumidor, parece estar sentindo falta justamente daquela "experiência de compra", constituída pelo conjunto daqueles aspectos triviais que mencionamos no início de nosso texto.

Podemos e devemos aproveitar essa deixa, a nosso favor.

É fundamental aproveitar esse momento para reconquistar a clientela. Para tanto, mais que nunca torna-se da maior importância investir em boa ornamentação nas lojas, assim como ambientes agradáveis, bem iluminados e refrigerados, e também equipes bem treinadas e motivadas.

Para aqueles que são lojistas de rua, vale a pena considerar a hipótese de somar forças com outros vizinhos e lançar alguma iniciativa conjunta -- uma promoção, uma ornamentação festiva, ou mesmo alguma atração musical. Tudo soma a favor, lembre-se, e o Sindilojas está às ordens para auxiliar no que for cabível, ajudando a promover reuniões, agregar interesses e, mesmo, canalizando reivindicações e sugestões para as autoridades locais.

As festas de final de ano já estão batendo às nossas portas. Saibamos aproveitar da melhor forma possível este momento, juntos, com nossos esforços sendo traduzidos em muita união, boas vendas e um Natal de paz para todos.