Sesc Verão em Niterói

Charbel Tauil, presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói, traz os bastidores da rede varejista da cidade e as principais novidades do setor - Foto: Divulgação

Charbel Tauil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Exemplo de excelência em iniciativa em alcance social, o Sesc Verão -- que leva artes, cultura, esporte e lazer para a população -- tem início em seis municípios fluminenses. Felizmente, Niterói está entre eles (sendo os demais Campos, Macaé, Mangaratiba, Rio das Ostras e Quissamã).

Creio que vale destacar a ocorrência de um projeto de tamanha envergadura, e de tão grande alcance social, por estarmos vivendo nacionalmente um momento em que tanto se fala em "enxugar", indistintamente, as estruturas de instituições voltadas à saúde e ao bem-estar geral. É muito fácil criticar, difícil é realizar. Mais difícil ainda: realizar com qualidade de resultados, tendo ampla aceitação e reconhecimento popular. Embora a boa administração de empresas e instituições seja sempre meta desejável a perseguir, ela precisa ser inclusiva e ter um caráter social, não podendo nem devendo se resumir apenas a uma fria planilha de números e cifrões. Aliás, isto vale, e muito, para governos também. Fica a reflexão.

Mas fechemos o foco aqui, na ex-capital, valendo destacar que a iniciativa brinda a cidade graças à ação do Sindilojas Niterói, que vem atuando ininterruptamente para tanto. Cabe dizer também que, neste projeto, o Sesc entra com os maiores investimentos (contratação de equipes, artistas etc), cabendo às prefeituras locais apenas ceder os espaços e prover a segurança, limpeza e ordenação urbana e de trânsito. Assim, havendo a devida parceria da prefeitura de Niterói com o Sesc Verão, de agora até meados de fevereiro nossa cidade poderá receber atividades esportivas e de lazer, shows de música, dança e circo, ações informativas de saúde e educativas sobre astronomia e ciências, oficinas de artesanato e economia criativa, além de ações de estímulo à proteção ambiental.

Estão previstas atrações como oficina de peteca, slackline, clínica de frescobol e recreação esportiva, e encontros de valorização do artesanato local. O Sesc Verão programou ainda shows com Tony Garrido, Leandro Sapucahy, Roberta Sá, Serjão Loroza, Fernanda Abreu, Mulheres de Chico, além dos DJs Gustavo Magoo, Daniel Ruiz, Tata Goan e João Pinaud.

Enfim, como se pode notar, a programação é bem extensa e diversificada. Ela pode ser conferida na íntegra via internet, em https://www.sescverao.com.br/programacao/niteroi/.

Que Niterói se mantenha na rota dos próximos "Verões" do Sesc, em edições cada vez maiores. A população agradece!