A vez do poder público

Charbel Tauil, presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói, traz os bastidores da rede varejista da cidade e as principais novidades do setor - Foto: Divulgação

Charbel Tauil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em meio a tantas incertezas e notícias desanimadoras aqui e aqui, no Brasil e no mundo, o Comércio de Niterói acaba de ganhar novo alento. Em reunião ocorrida quarta-feira, dia 25, com 70 empreendedores locais, o prefeito Rodrigo Neves anunciou um importante pacote de medidas, voltado não só para a sobrevivência das empresas, mas também para a manutenção de empregos na cidade.

Serão concedidos financiamentos emergenciais, e também garantidos os salários de trabalhadores em empresas de menor porte, enquanto durar a pandemia de coronavírus.

Com essa iniciativa, o chefe do Executivo acolheu demandas de várias entidades empresariais — nós mesmos haviamos apresentado propostas nesse sentido, em nome do Sindilojas Niterói e da própria Fecomércio-RJ.

A meu ver ele agiu muito bem em dispor, nessa hora tão difícil, das reservas financeiras acumuladas graças aos royalties do petróleo — afinal de contas, esses recursos dos royalties devem ser encarados como um “colchão” para momentos de especial necessidade ou para atender emergências, jamais para custear uma profusão de cargos comissionados, ou qualquer outro capricho.

Aliás, aproveito para repetir aqui algo que, durante a reunião, dissemos ao prefeito: nós, empresários, já passamos a vida toda pagando impostos. Agora, num momento de crise extrema, chegou a vez de o Poder Público fazer também a sua parte, liberando recursos, principalmente para os micro, pequenos e médios empreendedores, para que eles possam se manter, assim como seus colaboradores, fazendo a roda da economia girar.

Afinal de contas, Comércio e Serviços são as únicas frentes ainda em atividade na economia local. Os dois outros setores fortes aqui — a indústria naval e a construção civil — até hoje ainda não conseguiram, infelizmente, voltar à normalidade. Portanto, a essa altura, com toda a crise econômica e mais a pandemia, se não nos fosse dado um mínimo de apoio, aí mesmo é que a cidade iria entrar em colapso.

Mas felizmente foi anunciada a liberação dos recursos salvadores — de empresas e de empregos.

Vale dizer que, além dos recursos da municipalidade, toda essa operação de salvamento se dará também com a parceria do Banco do Brasil, através de financiamentos de emergência para os empresários, em condições especiais.

A prefeitura de Niterói está de parabéns, assim como os verdadeiros heróis do Comércio e Serviços, que estão tendo papel fundamental em evitar o caos social e econômico nessa hora.

Juntos, vamos enfrentar e vencer esta difícil batalha.

Muita saúde a todos!