Trânsito Consciente

Claudio Vianna - Foto: Divulgação

Claudio Vianna
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 25 de setembro comemoramos o dia Nacional do Trânsito. Esta data está inserida na “Semana Nacional do Trânsito”, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro. O principal objetivo é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos, que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.

A data comemorativa foi instituída a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997, desde então todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a “Semana do Trânsito”.

A OAB Niterói ressalta que boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania, pois saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, ajuda a diminuir a quantidade de processos judiciais relativos ao tema.

É essencial, também, o ensino destas atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito pelos órgãos competentes, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.