Você sabe o que é masculinidade tóxica?

Ricardo Menezes - Foto: Divilgação

Ricardo Menezes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Eu também não sabia até bem pouco tempo atrás, meus amigos e amigas. Mas aprendi com amigos e amigas mais afeitos ao tema um pouco mais sobre uma questão muito presente na nossa sociedade e que precisamos, homens e mulheres, falar abertamente sobre isso. Neste caso, muito mais os homens, que às vezes se sentem inibidos de falar sobre este assunto, num sintoma já evidente do que chamamos masculinidade tóxica.

Quantos de nós já ouvimos, por exemplo, que homem não chora? Todos, não é mesmo? Quer bobagem maior do que essa? Pois é. O problema é que de bobagem em bobagem cada uma destas besteiras foi moldando o comportamento da nossa sociedade e exigindo também de nós, homens, muito mais do que é razoável se esperar.

Por isso, ainda este mês, nós, na Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro, lançaremos a campanha ”Homem também fala disso”, afinal, não podemos, nem devemos, conforme muitos querem crer, falar apenas de futebol, cerveja e mulheres. Falaremos, sim, de família, de sexualidade, paternidade, saúde sexual e reprodutiva, relacionamento social com outros homens e mulheres, violência e muitos outros temas fundamentais para evoluirmos como homens e como sociedade.

Falar das nossas derrotas, das nossas dores, angústias e preocupações não nos faz menos homem que ninguém, muito pelo contrário. Nos faz mais humano, mais humanitário, mais solidário e compreensivo, conosco e com todos à nossa volta.