Dia Internacional da Paz!

Ricardo Menezes - Foto: Divilgação

Ricardo Menezes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Eu sei que muitos não sabem, ainda mais neste momento tão tenso e turbulento em que vivemos no nosso país, mas amanhã, 21 de setembro, é celebrado, em todo o mundo, o Dia Internacional da Paz. A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a se sensibilizarem para a necessidade da paz no mundo e promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.

É neste contexto que eu lembro, também, o papel de advocacia. É ela a grande responsável por buscar a paz social. É isto, inclusive, o que prega a nossa Constituição, ao trazer em seu artigo 133 que “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”

Somos nós, advogados e advogadas, operadores do Direito, que temos como função precípua a defesa do cidadão e da cidadã dentro do que é estabelecido pela lei, que foram criadas pela sociedade justamente para buscar a paz. Antes das leis como entendemos hoje, o que havia era barbárie, ou seja, a lei do mais forte, entendendo-se por mais forte não apenas os atributos físicos, mas também políticos e financeiros. Antes da lei e da advocacia, o mais poderoso, o mais rico era sempre o dono da verdade.

Portanto, toda vez que a gente pensar em paz social, ou na busca pela paz social, vale lembrar que ela jamais será alcançada sem o respeito às leis, às instituições democráticas e ao papel da advocacia na nossa sociedade.